PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Kenny Secchi, Priscila Schneider, Estela Maris Camargo Bernardelli, Suely Terezinha de Liz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Clínica I |
0-17571 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos psicoterapèuticos em contextos clínicos e hospitalares. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir por meio de processos terapêuticos em condições e processos psicológicos de pessoas com diferentes tipos de situações, problemas, condições, demandas e necessidades, de forma a resolver as necessidades da pessoa em terapia e de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e de maneira relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito da Psicologia Clínica; - Planejar intervenção em Psicologia Clínica, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção realizados, considerando as implicações éticas em Psicologia Clínica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Preparação dos estagiários para inserção nos Locais de Estágio. |
20 |
2 |
2. Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Psicoterapêuticos. |
20 |
3 |
3. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Psicoterapêuticos. |
20 |
4 |
4. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Psicoterapêuticos. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Observação de atendimentos clínicos no Serviço Escola de Psicologia.APE/TIG/ED |
Estratégias: TG - Trabalhos em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo ORE- Orientação das atividades de estágio AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio REQ - Reunião com equipes de trabalho dos locais de estágio REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apropriação dos conceitos de psicoterapia, psicopatologias evidenciadas na psicologia clínica e aplicação de técnicas e ética profissional. Leitura sistemática dos textos trabalhados em supervisão. |
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HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos; Aplicar técnicas psicológicas e intervir em processos psicoterapêuticos de modo adequado às necessidades dos pacientes e contexto institucional; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica e fundamentada cientificamente. |
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ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas de grupo de supervisão e professoras, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva e cuidadosa. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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1 Estagio e orientação. – Orientador |
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x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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2 Diário de campo. |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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3 Estágio – supervisor local . |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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4 Relatório / artigo. |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
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|
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
EIZIRIK, Cláudio Laks; AGUIAR, Rogério Wolf de; SCHESTATSKY, Sidnei S. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582711491. |
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2 |
ADRIANO FURTADO HOLANDA. Campo das Psicoterapias, O - Reflexões Atuais. Editora Juruá 2012 ISBN 978853623763-3 |
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3 |
SOUZA, Alberto Carneiro Barbosa de. Introdução à psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881742. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420. |
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2 |
FINK, Bruce. Fundamentos da técnica psicanalítica. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521212140. |
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3 |
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 9. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2010. 267 p. ISBN 8530806816 |
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4 |
ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759. |
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5 |
LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047 |
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6 |
CARNEIRO, Stella Luiza Moura Aranha. Principais abordagens em psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965039. |
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obs:Resoluções CFP: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Link para revista da abordagem gestáltica (com artigos de Gestalt, fenomenologia e existencialismo): http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php@p0script=sci_serial&pid=1809-6867&lng=pt&nrm=iso Vídeos: https://www.youtube.com/watch@p1v=jnCktDtX7vk&t=8s https://www.youtube.com/watch@p2v=rktVKesIHEA Gênese Fenomenológica da Gestalt-terapia: https://www.youtube.com/watch@p3v=PDsEBL47FpE&t=111s Sugestão de Filmes: "Feitiço do Tempo", "O Gênio Indomável", "A pessoa é para o que nasce", “Demonstração de Atendimento de Fritz Perls 1 e 2” https://www.youtube.com/watch@p4v=__mvB8jRo1w e https://www.youtube.com/watch@p5v=zoOL67inaG8 |
Para a atenticação do plano de ensino |
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