PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Marília Piton de Lima |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Análise Experimental do Comportamento |
0-17549 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento das teorias behavioristas. Behaviorismo radical e metodológico. Conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Relações de determinação de um comportamento. Análise funcional do comportamento. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver competências sobre contribuições da história, método e conhecimento do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os determinantes históricos sociais e científicos relacionados ao surgimento das teorias behavioristas; Definir os principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento; Identificar comportamentos e seus determinantes; Distinguir entre Behaviorismo Radical e Behaviorismo Metodológico; Realizar análise funcional do comportamento; Identificar possibilidades de intervenção, como profissional de Psicologia a partir do conhecimento produzido no Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contexto histórico, social e científico relacionados ao surgimento do Behaviorismo |
4 |
2 |
Principais contribuições de autores do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento |
4 |
3 |
Principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento |
16 |
4 |
Métodos de intervenção e produção de conhecimento no Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
39 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreender os fundamentos e principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Reconhecer métodos de intervenção em Análise Experimental do Comportamento. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Reconhecer e aplicar métodos de intervenção em Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Utilizar linguagem adequada aos conceitos da Análise Experimental do Comportamento. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Atividade prática extraclasse: Estudo sobre Behaviorismo Metodológico e Radical |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Prova |
1,2 |
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminários |
1,2,3 e 4 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Estudo Dirigido |
3 e 4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Autoavaliação |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2008. 221 p. ISBN 9788536307558 |
|||||||||||
2 |
BORGES, Nicodemos Batista; CASSAS, Fernando Albregard. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. ISBN 9788536324481 |
|||||||||||
3 |
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. 11.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 489 p. ISBN 8533619359 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
. Sob medida: um guia sobre a elaboração de medidas do comportamento e suas aplicações |
|||||||||||
2 |
Sobre comportamento e cognição: psicologia comportamental e |
|||||||||||
3 |
Modificação do comportamento: o que é e como fazer |
|||||||||||
4 |
Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica |
|||||||||||
5 |
SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o behaviorismo. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. 216 p. ISBN 978-85-316-0360-0. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |