Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Fenomenológica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Anne Caroline da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Fenomenológica

0-17550

2

40


EMENTA

Contexto histórico e filosófico da Fenomenologia. Pensadores, conceitos e contribuições para a área da Psicologia. Psicologias Fenomenológicas: Psicologia Humanista, Psicologia Existencialista, Psicodrama, Gestalt Terapia, Deseinsanalyse.


OBJETIVO GERAL

Avaliar contribuições da história, método e conhecimento da Fenomenologia junto à Psicologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar o desenvolvimento da Fenomenologia considerando seus determinantes históricos, sociais e científicos; Examinar os principais conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento da Psicologia a partir da Fenomenologia, considerando seus principais pensadores; Analisar tendências atuais de intervenção e pesquisa em Psicologia a partir da Fenomenologia; Avaliar os cuidados éticos na atuação profissional a partir do conhecimento produzido em Psicologia na perspectiva Fenomenológica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Contexto histórico e filosófico da Fenomenologia
- Fenomenologia – origem e desdobramentos
- Conceitos chaves da Fenomenologia

10

2

Pensadores, conceitos e contribuições para a área da Psicologia:
- Fenomenologia e Psicologia
- Método Fenomenológico em pesquisa
- Fenomenologia e Psicopatologia

18

3

- Psicologia Existencialista;
- Psicodrama;
- Gestalt Terapia;
- Daseinsanalyse;

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Entrevista Fenomenológica: Filme se Enlouquecer não se apaixone


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARSPD- Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EF – Entrevista fenomenológica. MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SP – Semana da Psicologia. SI – Seminário Inclusão MC- Mostra Cientifica


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da saúde; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à Psicologia Fenomenológica. Aplicação coerente e efetiva do método fenomenológico. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa.

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E, também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades.

OUTRAS

Trabalhos que forem totais ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3

x

x

x

1.5

27/05/2024

Avaliação 1 – Prova

1

x

x

x

3.0

05/03/2024

x

19/03/2024

Avaliação 2- Entrevista Fenomenológica

1,2

2.5

26/03/2024

x

02/04/2024

Avaliação 3 – Seminário de discussão casos

3

x

x

x

2.0

16/04/2024

Avaliação 4– Atividades realizadas durante o semestre em sala

1,2,3

x

x

x

1.0

16/04/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CERBONE, David R. Fenomenologia. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 292p. ISBN 9788532643742.

2

GOTO, Tommy Akira. Introdução à psicologia fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus, 2009. 254p. ISBN 9788534929042

3

PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Goiânia: PUC -Goiás, 2011. 215p. ISBN 9788575165102


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AUGRAS, Monique. O ser da compreensão: fenomenologia da situação de psicodiagnóstico. 13.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 96 p. ISBN 9788532608857

2

BACELLAR, Anita. A psicologia humanista na prática: reflexões sobre a abordagem centrada na pessoa. Palhoça: UNISUL, 2009. 233p. ISBN 9788586870903

3

BRUNS, Maria Alves de Toledo. Psicologia e fenomenologia: reflexões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2007. 157p. ISBN 8575160613

4

DEPRAZ, Natalie. Compreender Husserl. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 127p. ISBN 142.7

5

SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 3.ed. São Paulo: Loyola editora, 2012. 247p. ISBN 9788515029013

obs:

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