Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Mayara Haveroth Vandresen, Leilane Vieira de Souza

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho II

10

4

80

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho.

OBJETIVO GERAL

Intervir sobre os processos básicos de gestão de pessoas, com práticas de recrutamento e seleção, entrevista, dinâmica de grupo, treinamento entre outros, desde que norteados pelos parâmetros éticos e técnicos da profissão e de maneira relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Identificar e caracterizar processos no âmbito do contexto de trabalho; – Identificar possibilidades de atuação profissional do psicólogo em todos os âmbitos possíveis como etapa ou forma de intervenção em função das características do estágio de desenvolvimento dos processos de trabalho; – Elaborar objetivos e planejar intervenção sobre processos de trabalho, prevendo possíveis produtos da intervenção, com a explicitação do tipo, grau e direção do processo de mudança em função das necessidades de melhoria desses processos, a cada etapa da intervenção profissional; – Planejar e registrar procedimentos de registro apropriados e simples para garantir a permanência das informações de interesse para o prosseguimento do processo de intervenção sobre processos de trabalho; – Registrar, organizar, sistematizar e interpretar sistematicamente informações e indicadores pertinentes e relevantes relacionados à situação objeto da intervenção de um psicólogo em processos de trabalho de forma ética e cuidadosa com objetivo de intervenção de maneira a produzir conclusões que permitam verificar o prognóstico realizado, completar o diagnóstico feito, identificar outras variáveis determinantes potenciais ainda não consideradas sempre estabelecendo relações com o conhecimento existente em relação aos fenômenos e processos envolvidos na intervenção; – Relatar, a fim de promover e divulgar as descobertas feitas no trabalho de intervenção sobre processos de trabalho de maneira a tornar o conhecimento produzido acessível à comunidade acadêmica, científica e profissional, assim como à sociedade em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. Acompanhamento do planejamento das atividades. Realização das intervenções nos locais de estágio.

40

2

Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. Avaliação do processo de estágio. Avaliação das atividades realizadas. Avaliação do discente avaliação dos locais de estágio.

20

3

3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho.
3.1 Avaliação do processo de estágio.
3.1.2 Avaliação das atividades realizadas.
3.1.3 Avaliação do discente e docentes.
3.1.4 Avaliação dos locais de estágio

20

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação sistemática da elaboração e utilização dos conceitos teóricos na prática no decorrer do estágio.

HABILIDADES

Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade.

ATITUDES

Interesse, comprometimento com a instituição concedente do estágio, feedback do (a) supervisor (a) local.

OUTRAS

Avaliação das atividades realizadas relatadas semanalmente na orientação, elaboração dos diários de campo. Avaliação supervisor local. Atividades de Estudo Orientado.

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Avaliação I – Supervisor Local de Estágio

A definir

Avaliação II – Estágio e Orientador de Estágio.

1.5

Avaliação III – Diários de Campo

2.0

A definir

Avaliação IV – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final.

Seminário de Estágios

1.5

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753.

2

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 520 p. ISBN 853630364-6

3

ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhofinal.pdf

2

FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

3

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p.

4

ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014.

5

SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura