Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Clínica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Glaucia Machado Moreira Domingues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Clínica

0-17574

10

4

80


EMENTA

Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avalição de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado a prática clínica@p0@p1Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica;@p2@p3Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades.

20

2

Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental.

20

3

Abordagens em Psicologia Clínica e várias demandas

28

4

Avaliação de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa/ Seminário de Estágio

x

x

x

1.5

13/05/2024

Mini Escrito

x

x

x

2.0

20/05/2024

Relatório Clínica

x

x

x

3.0

17/06/2024

Prontuário

2

x

x

x

0.5

01/04/2024

x

A definir

Prova de Múltipla Escolha

1,2,3,4,

x

x

1.5

10/06/2024

x

A definir

Seminário

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633

2

CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234.

3

EIZIRIK, Cláudio L.; SCHESTATSKY, Sidnei S.; AGUIAR, Rogério W. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 789 p. ISBN 853630426x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759.

2

RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. São Paulo: Artmed, 2001. 567 p. ISBN 8573078006

3

ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 853630282-8

4

FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2013. 181p. ISBN 9788532309082

5

PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130.

obs:

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