PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos, Patricia Fatima de Oliveira Furtado |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa Social em Serviço Social II |
0-18358 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos. Análises qualitativas e quantitativas. Ética na pesquisa com seres humanos. O trabalho de campo e o cotidiano. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender as etapas metodológicas da pesquisa científica necessárias para a elaboração de um projeto de pesquisa, contemplando a revisão da literatura do tema da pesquisa, aspectos da coleta e organização dos dados quantitativos e qualitativos, sistematização e análise de dados, devolução e socialização dos resultados da pesquisa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Propiciar aos alunos (as) conhecimento que permita a construção de um projeto de pesquisa como instrumento que possa dar respostas profissionais em direção a promoção da justiça e dos direitos dos usuários do Serviço Social; - Propiciar aos alunos (as) a construção de um perfil pesquisador; - Promover a compreensão do conceito de indicadores sociais e sua aplicabilidade na pesquisa e nas políticas sociais; - Apreender elementos que compõem a pesquisa científica; - Conhecer e apreender sobre as técnicas de coleta de dados, identificando dados qualitativos e quantitativos; - Compreender a sistematização e análise dos dados relacionados à pesquisa científica; - Compreender a importância da devolução e socialização dos dados de pesquisa científica; - Elaborar um projeto de pesquisa científica de acordo com as orientações da ética em pesquisa e em conformidade com as normas da ABNT. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Planejamento e construção da pesquisa científica |
20 |
2 |
Unidade II - Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa |
16 |
3 |
Unidade III - Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos |
15 |
4 |
Unidade IV – Projeto de pesquisa e apresentação dos resultados |
15 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Organização, apresentação de projetos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. |
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OUTRAS |
- Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. - A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Atividade em grupo |
|
x |
x |
x |
0 |
A definir |
|
|
||||
Prova 1 |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova 2 |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Projeto de Pesquisa II |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário apresentação Projeto de Pesquisa |
|
x |
x |
x |
0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5. ed. Campinas: Alínea, 2017. 141 p. ISBN 9788575165959. |
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2 |
LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2013. 108 p. (Série trilhas) ISBN 9788528304084 |
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3 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em serviço social. São Paulo: Editora Veras, 2012. 105p. ISBN 8587064274 |
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2 |
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991. |
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3 |
MARTINELLI, Maria Lúcia et al. A história oral na pesquisa em serviço social: da palavra ao texto. São Paulo: Cortez, 2019. 341 p. ISBN 978-85-249-2750-8. |
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4 |
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 288 p. ISBN 8536301996 |
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5 |
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 175 p. ISBN 97885-224-0273-1 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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