Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Wander Galvão Lopes Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde

0-18356

4

80


EMENTA

Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Relação Público e Privado. Controle Social. Intervenção do profissional na política de saúde.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão do processo da Política de Saúde no Brasil, bem como apreensão dos referenciais teóricos da prática profissional do Serviço Social na saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o processo saúde doença relacionado com os vários modelos de atenção à saúde; - Compreender o papel do Estado brasileiro em relação à Política de Saúde, analisando o contexto social e demográfico brasileiro e o processo histórico do sistema de saúde; - Apreender o processo da Política Pública Setorial Saúde (Sistema Único de Saúde - SUS) elaboração, gestão, financiamento e controle social; - Identificar o processo de participação da sociedade civil no monitoramento da Política Pública de Saúde: Conselhos e Conferências; - Conhecer os campos de atuação do Assistente Social na área da saúde, bem como as possibilidades de intervenção do profissional neste contexto; - Analisar a importância do SUS no contexto atual, processo de trabalho e os desafios profissionais na atenção primária e hospitalar; - Aprofundamento teórico acerca das instituições privadas e não governamentais no SUS.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – Conceito ampliado de saúde:
- Determinantes sociais;
- Aspectos históricos do processo de saúde doença;
- Gênese do SUS e a relação com a reforma sanitária;
- Modelos de atenção em saúde no Brasil: atenção primária, secundária e terciária.

18

2

Unidade II – Sistema Único de Saúde – SUS - Lei. 8.080/90:
- Implementação do SUS: objetivos e atribuições;
- Princípios e Diretrizes;
- Modelos de atenção, financiamento e gestão;
- Reflexões de saúde no cenário contemporâneo: ambito privado e não governamental.

20

3

Unidade III – Controle Social – Lei 8.142/90:
- Participação da Sociedade Civil;
- Monitoramento da Política de Saúde;
- Conselhos e Conferências.

08

4

Unidade IV - Atuação do Serviço Social na Política de Saúde
- Intervenção do Assistente Social
- SUS e mídia: a comunicação em saúde na atualidade;
- ação profissional da/o assistente social na saúde pública e no espaço hospitalar;
- Serviço Social e seguridade social: conceito e dilemas da saúde no Brasil.

20

5

Unidade V
Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte atividade complementar - Prática Extraclasse.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada) QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


Estratégias:AED, QC, DG. ET, AI, EC, PD


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade.

ATITUDES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação I – Seminário I

1

x

x

x

1.0

A definir

Estudo Dirigido

1

x

x

x

1.0

A definir

Prova I

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação II – Seminário

3

x

x

x

1.0

A definir

Prova II

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Filme e análise crítica

4

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRAVO, Maria Inês Souza; MENEZEZ, Juliana Souza Bravo de (org.). Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 366 p. ISBN 978-85-249-2077-6.

2

VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2019. 597 p. ISBN 978-85-249-1993-0.

3

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CFESS. Parâmetros da atuação do Assistente Social na saúde – CFESS/2009.

2

CORREA, M. V. C. Por que ser contra aos novos modelos de gestão do SUS@p0 In: BRAVO, M. I. S; MENEZES, J. S.B. (org.). Saúde na atualidade: por um sistema único de saúde estatal, universal, gratuito e de qualidade. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2011, p. 43-49.

3

ESCOREL, S; NASCIMENTO, D. R; EDLER, F. C. As origens da Reforma Sanitária e do SUS. In. LIMA, N. T. et. al. (orgs). Saúde e Democracia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, p. 353-383.

4

HOLST, J.; GIOVANELLA, L.; ANDRADE, G. C. L. Porque não instituir copagamento no Sistema Único de Saúde: efeitos nocivos para o acesso a serviços e a saúde dos cidadãos. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 40, n. especial, 2016, p. 213-226.

5

MARTINI, D.; DAL PRÁ, K. R. A inserção do Assistente Social na Atenção Primária à Saúde. Argumentum, v. 10, n. 1, 2018, p. 118-132

6

MENDES, E. V. As políticas de saúde no Brasil nos anos 80: a conformação da reforma sanitária e a construção da hegemonia do projeto neoliberal. In: MENDES, E. V. (org). Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. 3 ed. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1995, p. 19-91.

7

MIOTO, Regina Célia Tamaso; LIMA, Telma Cristiane Sasso. Ações profissionais: processos e características técnico-operativas. IN: NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro et. al. (orgs). Estado, Políticas Públicas e a Ação Profissional de Assistentes Sociais. Cascavel, Editora Unioeste, 2020, p.137-156.

8

PAIM, J. et al. O sistema de saúde brasileiro: historia, avanços e desafios. The Lancet. 2011, p. 11-31. Disponível em: http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil. Acesso em: 15 de mar. de 2013.

9

PAIM, J. N. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2009, p.11-23

10

PAIM, J, S. Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. No referido semestre utilizaremos como estratégias de ensino: textos e vídeos disponibilizados no Google Classroom utilizando plataforma digital. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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