PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Wander Galvão Lopes Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde |
0-18356 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Relação Público e Privado. Controle Social. Intervenção do profissional na política de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão do processo da Política de Saúde no Brasil, bem como apreensão dos referenciais teóricos da prática profissional do Serviço Social na saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o processo saúde doença relacionado com os vários modelos de atenção à saúde; - Compreender o papel do Estado brasileiro em relação à Política de Saúde, analisando o contexto social e demográfico brasileiro e o processo histórico do sistema de saúde; - Apreender o processo da Política Pública Setorial Saúde (Sistema Único de Saúde - SUS) elaboração, gestão, financiamento e controle social; - Identificar o processo de participação da sociedade civil no monitoramento da Política Pública de Saúde: Conselhos e Conferências; - Conhecer os campos de atuação do Assistente Social na área da saúde, bem como as possibilidades de intervenção do profissional neste contexto; - Analisar a importância do SUS no contexto atual, processo de trabalho e os desafios profissionais na atenção primária e hospitalar; - Aprofundamento teórico acerca das instituições privadas e não governamentais no SUS. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Conceito ampliado de saúde: |
18 |
2 |
Unidade II – Sistema Único de Saúde – SUS - Lei. 8.080/90: |
20 |
3 |
Unidade III – Controle Social – Lei 8.142/90: |
08 |
4 |
Unidade IV - Atuação do Serviço Social na Política de Saúde |
20 |
5 |
Unidade V |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada) QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
Estratégias:AED, QC, DG. ET, AI, EC, PD |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias. |
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HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade. |
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ATITUDES |
As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação I – Seminário I |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Estudo Dirigido |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II – Seminário |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova II |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Filme e análise crítica |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRAVO, Maria Inês Souza; MENEZEZ, Juliana Souza Bravo de (org.). Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 366 p. ISBN 978-85-249-2077-6. |
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2 |
VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2019. 597 p. ISBN 978-85-249-1993-0. |
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3 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CFESS. Parâmetros da atuação do Assistente Social na saúde – CFESS/2009. |
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2 |
CORREA, M. V. C. Por que ser contra aos novos modelos de gestão do SUS@p0 In: BRAVO, M. I. S; MENEZES, J. S.B. (org.). Saúde na atualidade: por um sistema único de saúde estatal, universal, gratuito e de qualidade. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2011, p. 43-49. |
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3 |
ESCOREL, S; NASCIMENTO, D. R; EDLER, F. C. As origens da Reforma Sanitária e do SUS. In. LIMA, N. T. et. al. (orgs). Saúde e Democracia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, p. 353-383. |
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4 |
HOLST, J.; GIOVANELLA, L.; ANDRADE, G. C. L. Porque não instituir copagamento no Sistema Único de Saúde: efeitos nocivos para o acesso a serviços e a saúde dos cidadãos. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 40, n. especial, 2016, p. 213-226. |
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5 |
MARTINI, D.; DAL PRÁ, K. R. A inserção do Assistente Social na Atenção Primária à Saúde. Argumentum, v. 10, n. 1, 2018, p. 118-132 |
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6 |
MENDES, E. V. As políticas de saúde no Brasil nos anos 80: a conformação da reforma sanitária e a construção da hegemonia do projeto neoliberal. In: MENDES, E. V. (org). Distrito Sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. 3 ed. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1995, p. 19-91. |
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7 |
MIOTO, Regina Célia Tamaso; LIMA, Telma Cristiane Sasso. Ações profissionais: processos e características técnico-operativas. IN: NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro et. al. (orgs). Estado, Políticas Públicas e a Ação Profissional de Assistentes Sociais. Cascavel, Editora Unioeste, 2020, p.137-156. |
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8 |
PAIM, J. et al. O sistema de saúde brasileiro: historia, avanços e desafios. The Lancet. 2011, p. 11-31. Disponível em: http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil. Acesso em: 15 de mar. de 2013. |
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9 |
PAIM, J. N. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2009, p.11-23 |
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10 |
PAIM, J, S. Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. |
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obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. No referido semestre utilizaremos como estratégias de ensino: textos e vídeos disponibilizados no Google Classroom utilizando plataforma digital. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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