Uniplac - Graduação - Serviço Social - Cotidiano e Identidade Profissional (Oficina de Serviço Social II) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Patricia Fatima de Oliveira Furtado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cotidiano e Identidade Profissional (Oficina de Serviço Social II)

0-18366

2

40


EMENTA

Diferentes perspectivas que compõem a prática e atuação profissional a partir da compreensão da categoria cotidiano. Construção da identidade do Assistente Social na contemporaneidade.


OBJETIVO GERAL

Construir e oferecer junto ao acadêmico um olhar crítico e compreensivo acerca do processo da construção da identidade do assistente social nos diversos espaços de atuação no cenário contemporâneo, além da visão de mundo e as principais abordagens acerca do tema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer as configurações e tendências das demandas contemporâneas do Serviço Social; - Compreender as lutas e conquistas coletivas e os parâmetros de atuação profissional na atualidade; - Oportunizar aos acadêmicos a construção da identidade profissional sintonizada/balizada nos debates e discussões contemporâneas da categoria profissional, em consonância com o Projeto Ético-Político Profissional


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• As principais características do serviço social na contemporaneidade;
• Espaços de trabalho, cotidiano e formação profissional;
• Os pilares da construção da identidade profissional do assistente social;
• Serviço Social na contemporaneidade/discussões em pauta: O Projeto Ético Político do Serviço Social;

10

2

UNIDADE II
• Cotidiano: modernidade e o pós modernidade – reflexões acerca da profissão;
• A gênese do serviço social e a relação com o capitalismo;
• O serviço social como pilar para compreender identidade, alienação e o cenário contemporâneo.

8

3

UNIDADE III
• Direitos e prática profissional;
• Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social;
• Os desmontes das políticas públicas na atual conjuntura

8

4

UNIDADE IV
• Desafios, possibilidades e relação com a identidade profissional dos assistentes sociais e os aspectos contemporâneos;
• Serviço Social e Tecnologia, teletrabalho, home office e sistemas

7

5

Atividade Prática Extraclasse - Rodas de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 07 aulas em atividade Prática Extraclasse

7

 

TOTAL DE HORAS

40 h

AED (Aula Expositiva Dialogada); MM (Mapa mental); QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


Estratégias:AED MM ED QC


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1

x

x

x

2

A definir

Avaliação individual

2

x

x

x

2

A definir

Prova

3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação coletiva

4

x

x

x

2

A definir

Prova

5

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9.

2

PAULO NETTO, José; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2012. 93 p. ISBN 9788524919022.

3

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 165 p. ISBN 9788524903519


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

O servic¸o social na reestruturac¸a~o produtiva: espac¸os, programas, direc¸o~es e processos do trabalho profissional

2

MARTINELLI, Maria Lúcia. O trabalho do assistente social em contextos hospitalares: desafios cotidianos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.107 , p. 497-508, jul. 2011.

3

MOTA, Ana Elizabete. Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.34, n.120 , p. 694-705, out. 2014.

4

PAULO NETTO, José. Capitalismo monopolista e serviço social. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 176 p. ISBN 8524903945.

5

SILVA, Cláudio Gomes da. Serviço Social e reestruturação produtiva: entre a lógica do mercado e a defesa do projeto ético-político profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.29, n.94 , p. 176-197, jun. 2008.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. No referido semestre utilizaremos como estratégias de ensino: textos e vídeos disponibilizados no Google Classroom utilizando plataforma digital. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1- FÁVERO, Eunice Teresinha. Serviço social, direitos e prática profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.99, p. 434-443, jul. 2009. Periódico 2-YAZBEK, Maria Carmelita; MARTINELLI, Maria Lúcia; RAICHELIS, Raquel. O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 95 especial, p. 5-32, set. 2008. Periódico do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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