Uniplac - Graduação - Serviço Social - Estágio Supervisionado III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado III

0-18365

7

140


EMENTA

Aplicação do plano de intervenção de estágio. Proposição de estratégias teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas de ação profissional. Sistematização da prática. Oficinas de orientação pedagógica. Desenvolvimento de atividades teórico prática em espaço ocupacional. Mapeamento da Rede socioassistencial e intersetorial e o fazer profissional.


OBJETIVO GERAL

Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio em Serviço Social, possibilitando a aplicação do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Maguerez); - Analisar as práticas sociais e instrumentalização para aplicação do projeto de intervenção; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Desenvolver habilidades e atitudes investigativas, propositiva e interventiva para um agir profissional competente; - Realizar o Mapeamento da Rede Socioassistencial e Intersetorial dos campos de estágio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática;

Legislações do Estágio (Resolução 533/2008-Regulamenta a Supervisão de Estágio, Política Nacional de Estágio em Serviço Social – PNE- ABEPSS, Projeto Ético Político do Serviço Social);

Construção do Portfólio (III Módulo) dando continuidade ao processo do método da problematização através dos ciclos de aprendizagem:

As oficinas serão trabalhadas através do Método da Problematização, possibilitando o conhecimento pelos acadêmicos/as de todos os espaços (campos de estágio), bem como, a rede socioassistencial que serão orientadas da seguinte forma:

- Parte I do Ciclo de Aprendizagem: Relato da experiência significativa do Estágio Supervisionado; Síntese das experiências significativas do Estágio Supervisionado; Problematização; Levantamento das questões problemas.

- Parte II do Ciclo de Aprendizagem: Busca Ativa deverá ser realizada através de leituras de livros, revistas e artigos científicos, sites de referência científica.

- Parte III do Ciclo de aprendizagem: Problematização o acadêmico deverá registrar a discussão realizada em sala de aula decorrente da resposta das questões problemas oriundos da leitura realizada na Busca Ativa.

- Parte IV do Ciclo de Aprendizagem: Nova Síntese o acadêmico deverá registrar a sua compreensão sobre a resposta das questões problemas, a partir do debate estabelecido em sala de aula referendando os dados apreendidos nas leituras realizadas na Busca Ativa.

60

2

- Acompanhamento do supervisor de campo;
- Orientação Acadêmica;
- Aplicação do projeto de Intervenção a partir do campo de estágio, reconhecendo a diversidade de elementos da prática profissional do Serviço Social e sua viabilidade e visibilidade dentro do contexto social.
- Relatório

80

 

TOTAL DE HORAS

140 h


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros.

HABILIDADES

Organização, Habilidade de trabalhar com o coletivo; Escrita e apresentação oral; Criatividade; Iniciativa; Domínio de recursos de digitação.

ATITUDES

Participação; Assiduidade; Cumprimento dos prazos, Pontualidade; Respeito, Presença; Maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; Comprometimento Responsabilidade; Iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do aluno é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Aplicação Projeto de Intervenção

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Oficina de Problematização

x

x

x

1.0

A definir

Supervisor de Campo

x

x

x

2.0

A definir

Orientações Estágio

x

x

x

2.0

A definir

Portfólio

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Relatório

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HILLESHEIM, Jaime; MANFROI, Vania Maria; CARTAXO, Ana Maria Baima (org.). Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. Florianópolis: Emais, 2022. 264 p. ISBN 978-65-86439-81-6.

2

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003

3

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 222 p. ISBN 8524908130.

2

FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Atores locais na implementação da política de qualificação profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.107 , p. 438-460, jul. 2011.

3

BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em serviço social. São Paulo: Editora Veras, 2012. 105p. ISBN 8587064274

4

SPINK, Mary Jane. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 296 p. ISBN 8524907185

5

OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. O estágio supervisionado na formação profissional do assistente social: desvendando significados. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.25, n.80 , p. 59-81, set. 2004.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática