PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Avaliação de Programas e Projetos Sociais |
0-18364 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Relevância e significado da avaliação. Tipos e modalidades. Avaliação de projetos sociais. Indicadores sociais. Análise, implantação e implementação de projetos sociais. Processo de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos/as subsídios teóricos no desenvolvimento de estratégias para elaboração de projetos sociais, indicadores sociais, bem como coordenação, execução e avaliação de programas e projetos sociais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Possibilitar que os/as acadêmicos/as tenham compreensão do significado da avaliação e de sua importância para políticas, programas e projetos sociais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social desenvolvam competências pontuadas na Lei que regulamenta a profissão de acordo com art. 4º; inciso I e II; - Instrumentar os/as acadêmicos/as para que compreendam os tipos, modalidades e métodos de políticas, programas e projetos sociais; - Viabilizar formas para que os/as acadêmicos/as aprendam a construir indicadores sociais para a avaliação de programas e projetos sociais; - Propiciar a compreensão acerca da avaliação, implantação e implementação de políticas, programas e projetos sociais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceito e relevância da avaliação para as políticas, programas e |
20 |
2 |
Tipos, modalidades e métodos de avaliação. |
16 |
3 |
Elaboração de Indicadores Sociais. |
15 |
4 |
Elaboração de Indicadores Sociais. |
15 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca. |
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HABILIDADES |
Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação. |
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OUTRAS |
Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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2.0 |
A definir |
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Atividade individual |
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1.0 |
A definir |
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Avaliação 1ª Prova |
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2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2ª Prova |
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3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho em Grupo: Relatório de Avaliação de Programas e Projetos Sociais. |
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2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 81 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 25). ISBN 978-85-7496-363-1. |
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2 |
JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdção aos conceitos e técnicas. Campinas: Alínea, 2016. 161p. ISBN 9788575167618. |
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3 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2005. 243 p. ISBN 8589697061 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CANO, Ignácio. Introdução à avaliação de programas sociais. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. |
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2 |
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 6.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 312 p. ISBN 8532610579 |
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3 |
FREIRE, Lúcia M. de B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 328 p. ISBN 978-85-249-1663-2. |
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4 |
JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdção aos conceitos e técnicas. Campinas: Alínea, 2016. 161p. ISBN 9788575167618. |
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5 |
ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2016. 243 p. ISBN 8589697061. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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