Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Avaliação de Programas e Projetos Sociais - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Brenda Gomes Farias

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Serviço Social e Avaliação de Programas e Projetos Sociais

80

EMENTA

Relevância e significado da avaliação. Tipos e modalidades. Avaliação de projetos sociais. Indicadores sociais. Análise, implantação e implementação de projetos sociais. Processo de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos/as subsídios teóricos no desenvolvimento de estratégias para elaboração de projetos sociais, indicadores sociais, bem como coordenação, execução e avaliação de programas e projetos sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar que os/as acadêmicos/as tenham compreensão do significado da avaliação e de sua importância para políticas, programas e projetos sociais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social desenvolvam competências pontuadas na Lei que regulamenta a profissão de acordo com art. 4º; inciso I e II; - Instrumentar os/as acadêmicos/as para que compreendam os tipos, modalidades e métodos de políticas, programas e projetos sociais; - Viabilizar formas para que os/as acadêmicos/as aprendam a construir indicadores sociais para a avaliação de programas e projetos sociais; - Propiciar a compreensão acerca da avaliação, implantação e implementação de políticas, programas e projetos sociais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito e relevância da avaliação para as políticas, programas e
projetos sociais.

20

2

Tipos, modalidades e métodos de avaliação.

16

3

Elaboração de Indicadores Sociais.

15

4

Elaboração de Indicadores Sociais.

15

5

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 –
Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade
Prática Extraclasse.

14

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca.

HABILIDADES

Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação.

ATITUDES

OUTRAS

Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Avaliação Integrativa

Atividade individual

Avaliação 1ª Prova

Avaliação 2ª Prova

3.0

A definir

Trabalho em Grupo: Relatório de Avaliação de Programas e Projetos Sociais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 81 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 25). ISBN 978-85-7496-363-1.

2

JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdção aos conceitos e técnicas. Campinas: Alínea, 2016. 161p. ISBN 9788575167618.

3

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2005. 243 p. ISBN 8589697061

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANO, Ignácio. Introdução à avaliação de programas sociais. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

2

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 6.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 312 p. ISBN 8532610579

3

FREIRE, Lúcia M. de B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 328 p. ISBN 978-85-249-1663-2.

5

ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2016. 243 p. ISBN 8589697061.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura