Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social: Família e Segmentos Vulneráveis - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social: Família e Segmentos Vulneráveis

0-18363

4

80


EMENTA

Construção histórica do trabalho com famílias. Perfil da família latino americana, brasileira e catarinense. Intervenção do Serviço Social com famílias e segmentos vulneráveis na sociedade contemporânea. Instrumentos para estudo e trabalho com famílias e segmentos sociais vulneráveis. Aspectos ético político no trabalho com famílias.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os acadêmicos de Serviço Social no sentido de conhecer os segmentos vulneráveis e os modelos de família, bem como a apreensão dos referenciais teóricos e instrumentos utilizados na intervenção profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar a incorporação de conceitos básicos sobre família a partir de uma perspectiva sócio histórica; - Subsidiar os acadêmicos de Serviço Social, com instrumental teórico para a intervenção com famílias e segmentos vulneráveis; - Conhecer as possibilidades de intervenção relacionadas a família e segmentos vulneráveis; - Propiciar o debate sobre o papel da família no âmbito da proteção social na atualidade e sobre o trabalho profissional no âmbito das políticas sociais; - Oferecer subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações profissionais com famílias; - Viabilizar o conhecimento dos métodos e instrumentos técnicos-operativos utilizados pelo Assistente Social na área da família e segmentos vulneráveis, bem como as legislações pertinentes a cada segmento.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – Construção Histórica
– Introdução ao tema: diversidade de discursos, imagens contraditórias;
– Família brasileira contemporânea: transição demográfica, envelhecimento populacional e as novas configurações familiares

12

2

Unidade II – Políticas sociais e suas interfaces com as famílias
- O “lugar” das famílias nas políticas sociais;
- A família como instância informal de proteção social;
- Processos de responsabilização das famílias e as políticas sociais

12

3

Unidade III - Serviço Social e o trabalho com famílias
- Fundamentos do trabalho profissional com famílias;
- Trabalho social com famílias nas políticas sociais;

20

4

Unidade IV - Segmentos Vulneráveis e Intervenção profissional
- Substâncias Psicoativas;
- Soropositivos;
- Violência.

20

5

Unidade V - Atividade Prática Extraclasse
- Rodas de Conversa
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse

12

 

TOTAL DE HORAS

76 h


Estratégias:AED - Aula Expositiva Dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE- Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade.

ATITUDES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividades Coletivas: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, fundamentação teórica, escrita clara e objetiva, uso de recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, postura ética, texto coerente e coeso, produção do material, normas ABNT, organização, clareza, escrita lógica, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com os demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individuais: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Atividades Coletivas

x

x

x

2.0

A definir

Provas I

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Provas II

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Atividades Individuais

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amalia Faller. Família: redes, laços e políticas públicas. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 316 p. ISBN 8524911832

2

GROSSI, Miriam Pillar. Gênero, violência e sofrimento: (Coletânea). Florianópolis: Editora da UFSC, 1998. 21 p. (Antropologia em Primeira Mão) 9960

3

SZYMANSKI, Heloisa; BILAC, Elisabete Dória; SARTI, Cyntia A.; MELLO, Sylvia Leser de; GOMES, Jerusa Vieira; ROMANELLI, Geraldo; VITALE, Maria Amalia Faller; GENOFRE, Roberto Maurício; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. A família contemporânea em debate. 4.ed. São Paulo: Educ, 2002. 122 p. ISBN 8528300730


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CERQUEIRA, Margarida; PIRES, Susana; FIGUEIREDO, Daniela; MATOS, Ana; SOUSA, Liliana. Os problemas das famílias multiproblemáticas: comparação da perspectiva dos profissionais e das próprias famílias. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.24, n.76 , p. 143-164, set. 2003.

2

KALOUSTIAN, Sílvio Manoug. Família brasileira: a base de tudo. 4.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 183 p. 23859 ISBN 852490541-7

3

MATTOS, Hélcio Fernandes. Dependência química na adolescência: tratar a dependência de substâncias no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz Ltda, 2004. 291 p. ISBN 8585717904

4

MALDONADO, Maria Tereza. Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência. 2.ed.reform. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2004. 120 p. (Polêmica) ISBN 8516041395

5

SALES, Mione Apolinário; MATOS, Maurílio Castro de (Org.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez Editora, 2004. 317 p. ISBN 852491029-1.

obs:

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