PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Juliana Gargioni de Lima |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Educação |
0-18018 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Educação, Estado e Sociedade. Política Educacional Brasileira: fundamentos históricos e bases legais. Dimensão Social da Política Educacional. Interfaces entre Educação e Serviço Social. O exercício profissional do assistente social na área da educação. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer a Política Educacional Brasileira, Estado e Sociedade, revendo os fundamentos históricos e bases legais, desde a dimensão social da Política Educacional, e suas interfaces entre Educação e Serviço Social, possibilitando aos acadêmicos/as conhecimento acerca do Serviço Social e suas atribuições no trabalho nas escolas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Promover um espaço para conhecimento e reflexão aos acadêmicos/as sobre a Política Educacional Brasileira, pontuando sobre a Educação, Estado e Sociedade revendo os fundamentos históricos e bases legais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social tenham conhecimento sobre a dimensão social da Política Educacional; - Promover o conhecimento e reflexão acerca das interfaces entre Educação e Serviço Social; - Verificar que a atuação do Assistente Social nas escolas nas mais variadas expressões cotidianas, tanto nas relações externas (família, sociedade e entre outros) quanto nas relações internas (diretores, docentes e alunos, entre outros) que compõem o campo educacional; - Proporcionar aos acadêmicos/as conhecimento sobre o exercício profissional do Assistente Social na área da educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 - A Educação para além do Capital; |
40 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 8 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:AED ET OM TI SE TIG APE VT |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca. |
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HABILIDADES |
Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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2.0 |
A definir |
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Seminário |
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1.0 |
A definir |
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Avaliação 1ª Prova |
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2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2ª Prova |
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|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho Individual |
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1.0 |
A definir |
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Trabalho em Grupo |
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2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AMARO, Sarita. Serviço social em escolas: fundamentos, processos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 170p. ISBN 978-85-326-5439-7. |
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2 |
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania. São Paulo: UNESP, 2012. 277 p. ISBN 978-85-393-0243-7. |
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3 |
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126 p. (Mundo do trabalho). ISBN 978-85-7559-068-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALBUQUERQUE, Ana L. Brandão et al. Processos de trabalho do assistente social na educação. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902913. |
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2 |
BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação: e a inserção do serviço social na educação brasileira. Campinas: Papel social, 2015. ISBN 9788565540179. |
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3 |
DENTZ, Marta Von; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.35, n.121 , p. 7-31, jan. 2015. |
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4 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5. |
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5 |
FREITAS, Tais Pereira de; ENGLER, Helen Barbosa Raiz. Desigualdade racial nos espaços escolares e o trabalho do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.35, n.121 , p. 32-47, jan. 2015. |
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6 |
cefess |
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7 |
CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. n.3. Brasília: CFESS, 2010. (p.23-63). |
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8 |
CFESS: Conselho Federal de Serviço Social. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional. Revista Ser Social. Brasília, v.14, n.30, p.244-258, jan/jun.2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12989/11341. |
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obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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