Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Juliana Gargioni de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Educação

0-18018

2

40


EMENTA

Educação, Estado e Sociedade. Política Educacional Brasileira: fundamentos históricos e bases legais. Dimensão Social da Política Educacional. Interfaces entre Educação e Serviço Social. O exercício profissional do assistente social na área da educação.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a Política Educacional Brasileira, Estado e Sociedade, revendo os fundamentos históricos e bases legais, desde a dimensão social da Política Educacional, e suas interfaces entre Educação e Serviço Social, possibilitando aos acadêmicos/as conhecimento acerca do Serviço Social e suas atribuições no trabalho nas escolas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover um espaço para conhecimento e reflexão aos acadêmicos/as sobre a Política Educacional Brasileira, pontuando sobre a Educação, Estado e Sociedade revendo os fundamentos históricos e bases legais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social tenham conhecimento sobre a dimensão social da Política Educacional; - Promover o conhecimento e reflexão acerca das interfaces entre Educação e Serviço Social; - Verificar que a atuação do Assistente Social nas escolas nas mais variadas expressões cotidianas, tanto nas relações externas (família, sociedade e entre outros) quanto nas relações internas (diretores, docentes e alunos, entre outros) que compõem o campo educacional; - Proporcionar aos acadêmicos/as conhecimento sobre o exercício profissional do Assistente Social na área da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 - A Educação para além do Capital;
- A educação como transcendência positiva da autoalienação do trabalho;
- Educação: o desenvolvimento contínuo da Consciência Socialista.
2 - Conhecer a Política Educacional;
- O Serviço Social e a Questão Social na escola;
- Fundamentos e Processos Potenciais;
- Identidade e formação para o trabalho em escolas.
3 - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa
4 - O Serviço Social em Escolas;
- Lei Nº 13.935/2019 “Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”.

40

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 8 aulas em atividade Prática Extraclasse.


Estratégias:AED ET OM TI SE TIG APE VT


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca.

HABILIDADES

Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Seminário

1.0

A definir

Avaliação 1ª Prova

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2ª Prova

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Individual

1.0

A definir

Trabalho em Grupo

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AMARO, Sarita. Serviço social em escolas: fundamentos, processos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 170p. ISBN 978-85-326-5439-7.

2

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania. São Paulo: UNESP, 2012. 277 p. ISBN 978-85-393-0243-7.

3

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126 p. (Mundo do trabalho). ISBN 978-85-7559-068-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALBUQUERQUE, Ana L. Brandão et al. Processos de trabalho do assistente social na educação. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902913.

2

BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação: e a inserção do serviço social na educação brasileira. Campinas: Papel social, 2015. ISBN 9788565540179.

3

DENTZ, Marta Von; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.35, n.121 , p. 7-31, jan. 2015.

4

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5.

5

FREITAS, Tais Pereira de; ENGLER, Helen Barbosa Raiz. Desigualdade racial nos espaços escolares e o trabalho do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.35, n.121 , p. 32-47, jan. 2015.

6

cefess

7

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. n.3. Brasília: CFESS, 2010. (p.23-63).

8

CFESS: Conselho Federal de Serviço Social. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional. Revista Ser Social. Brasília, v.14, n.30, p.244-258, jan/jun.2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12989/11341.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática