Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social, Movimentos Sociais, Processos Participativos e Educação Popular - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Vanuza Brunetta


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social, Movimentos Sociais, Processos Participativos e Educação Popular

0-18012

4

80


EMENTA

História dos movimentos sociais rurais e urbanos. Movimentos sociais na atualidade e diferentes expressões. Cidadania, democracia representativa e participativa. Intervenção profissional na assessoria e apoio a movimentos sociais e educação popular.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos reflexão teórica sobre os movimentos sociais, bem como análise crítica e compreensão da história dos movimentos sociais Urbanos e Rurais, bem como o papel do Assistente Social e sua intervenção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar reflexão teórico-crítica acerca do papel dos movimentos sociais; - Reconhecer os movimentos sociais enquanto potencializador do empoderamento da sociedade civil; - Compreender a emergência dos novos movimentos sociais e sua afirmação nos espaços públicos de construção alternativas, novas elaborações, análises e demandas; - Ampliar o debate referente à atuação profissional do Assistente Social junto aos Movimentos Sociais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Compreensão teiorica sobre Estado, sociedade civil e sociedade capitalista.
- Lutas de classes e movimentos sociais no Brasil.
- Serviço Social e sua relação com as classes e os Movimentos Sociais no contexto brasileiro.;

16

2

Aprofundar o conhecimento sobre novos Movimentos Sociais;

10

3

- Movimentos Sociais e questões ambientais;
- Movimentos Sociais no campo;
- Movimentos Sociais urbanos;
- Movimentos Sociais antiglobalização.

20

4

- O trabalho de assistentes sociais junto aos movimentos sociais, mobilização e empoderamento;
- Serviço Social, lutas e movimentos sociais, caminhos de ruptura com o conservadorismo

20

5

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; APE Atividades Práticas Extraclasse; DG - Dinâmicas de Grupo; ET - Estudo de Texto; TG -Trabalho em Grupo; TI Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos; pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

-Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade;

ATITUDES

-Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula.

OUTRAS

Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, Cooperação com os colegas e professora; respeito pelas regras conjuntamente estabelecidas no contrato pedagógico. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3, 4

2.0

A definir

Avaliação Individual I

1, 2,

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação Individual II

3, 4

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Grupo

1, 2,

1.0

A definir

Trabalho Individual

1, 2, 3, 4

1.0

A definir

Seminário

1,2,3,4

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5.

2

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 384p. ISBN 9788524918575

3

SANTOS, Ana Paula Fliegner dos et al. Movimentos sociais e mobilização social. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025547.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAMIDES, Maria Beatriz Costa. Movimentos sociais e serviço social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524923708.

2

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 120 p. ISBN 852490478x

3

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 2.ed.] Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 143 p. ISBN 853262832x

4

GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. 3.ed. São Paulo: Loyola editora, 2010. 165p. ISBN 9788515035809

5

BRAVO, Maria Inês Souza; MENEZEZ, Juliana Souza Bravo de (org.). Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 366 p. ISBN 978-85-249-2077-6.

obs:

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