Uniplac - Graduação - Serviço Social - Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social II

0-18002

4

80


EMENTA

Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso - TCC. Elaboração e apresentação do TCC. Produção de Artigo Científico.


OBJETIVO GERAL

Produzir monografia e artigo científico a partir do projeto realizado na disciplina de TCC I, a fim de gerar conhecimento científico na área do Serviço Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar a reflexão sobre as etapas da construção do conhecimento; - Encaminhar a orientação da construção da Monografia (TCC); - Discutir dados encontrados; - Analisar e respeitar os procedimentos éticos da pesquisa; - Encaminhar a orientação da construção de um artigo a respeito da produção científica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Etapas da construção do conhecimento
- Retomar Regulamento de TCC do Curso;
- Apresentação dos elementos constitutivos da pesquisa TCC II;
- Ética na pesquisa;
- Retomada dos projetos de pesquisa de modo a contemplar as sugestões da banca de qualificação.

Refletir sobre os pressupostos definidores dos métodos aplicado ao Serviço Social
- Acompanhamento da análise e interpretação dos projetos de pesquisa;
- Discutir dados encontrados;

30

2

Acompanhamento do desenvolvimento da Monografia (TCC) e artigo científico
- Oficina sobre análise de conteúdo e elaboração de texto;
- Analisar e respeitar os procedimentos éticos da pesquisa, com aplicação das Normas da ABNT;
- Orientação para construção do artigo científico
- Orientação Individual com os respectivos orientadores;
- Bancas de Defesa TCC

50

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Organização, representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

ATITUDES

Ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, assiduidade, participação das atividades previstas para o desenvolvimento do TCC, responsabilidade no cumprimento dos prazos para conclusão das atividades relativas ao TCC. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

OUTRAS

Capacidade de argumentar, criticar, questionar e sugerir. A banca avaliadora do TCC será pública de modo que a participação de todos os acadêmicos será fundamental, sendo aberta a todos aqueles que tenham interesse em participar. Após as considerações da banca o aluno deverá entregar no prazo estabelecido ao orientador(a) nova versão do TCC com as correções para ser posteriormente atribuída a nota, ou seja, a nota da banca estará atrelada aos ajustes necessários pontuados pela mesma. O cronograma1 está disponível para os acadêmicos especificando as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho enquanto pesquisador, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Banca Avaliadora TCC: será avaliado de acordo com o conteúdo escrito e apresentação oral, considerando os aspectos formais, conforme instrumento de avaliação da banca com os referidos quesitos, normas ABNT, organização, clareza, originalidade, aportes teóricos utilizados, metodologia utilizada, desenvolvimento do trabalho, processo de orientação constituído pelo professor orientador e professor da disciplina durante o decorrer do semestre como: cumprimento dos prazos, assiduidade nas orientações e sala de aula, comprometimento, respeito, ética, escrita lógica, entre outros. A banca de avaliação do TCC será composta pelo professor da disciplina de TCC, professor orientador e um professor do curso de serviço social e/ou membro externo, sendo este analisado pelo orientador e professor da disciplina. (NOTA: 7,0) será avaliado conhecimento, habilidade e atitude. - Orientação/Projeto: será avaliado o andamento do processo no decorrer do semestre, sobre as produções científicas realizadas pelo aluno, comprometimento com o processo de ensino aprendizagem, produção do material, cumprimento das solicitações realizadas pelo orientador, cumprimento de prazos, frequência durante as orientações, normas ABNT, organização do projeto, métodos adequados, capacidade do aluno dialogar com os autores trabalhados, argumentação e defesa das ideias, superação das dificuldades, apresentação das produções com periodicidade ao orientador, entre outros. OBS: As orientações acontecem de forma individual, com horário a ser acordado com o respectivo orientador, sendo que cada aluno terá um orientador que ficará responsável pelo acompanhamento da construção do TCC no respectivo semestre. (NOTA: 3,0) será avaliado conhecimento, habilidade e atitude.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Orientação/Construção Projeto2

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Banca TCC

x

x

x

7.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9.

2

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011. 59p. ISBN 9788577431823

3

SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 199 p. ISBN 978-85-249-2026-4.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARTINELLI, Maria Lúcia et al. A história oral na pesquisa em serviço social: da palavra ao texto. São Paulo: Cortez, 2019. 341 p. ISBN 978-85-249-2750-8.

2

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991.

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6.

4

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597013948.

5

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 175 p. ISBN 97885-224-0273-1

obs:

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