Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Marketing Digital - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing Digital

0-18430

4

80


EMENTA

Marketing tradicional e marketing digital. Estratégias de marketing e comunicação digital. Pesquisa de mercado. Posicionamento de mercado e definição de personas. Digital Branding. Funil de vendas. Produção de conteúdo. Mensuração de resultados.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceituação de marketing. Conceitos básicos relacionados ao processo de marketing. Necessidades, desejos e demanda. O composto de marketing. Relação entre o marketing tradicional e digital. Integração entre marketing tradicional e marketing digital. Passagem do marketing tradicional ao digital.

8

2

Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado e forma de entender o consumidor. Culturas, comunidades e influenciadores digitais. O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, arguição, ação e apologia. Definição de personas.

20

3

Posicionamento de mercado. Definição de posicionamento de mercado e conceito de marca. Propósito da marca. Estratégias de posicionamento de mercado. Definição de estratégia de posicionamento.

12

4

Branding. Conceito de marcas. A importância da marca para empresas em consumidores. Processo de criação de marcas. A marcas nos ambientes digitais.

12

5

Estratégias de marketing e comunicação digital. Processo do marketing digital. Marketing centrado no ser humano. Marketing de conteúdo. Marketing onicanal. Marketing de engajamento. Funil de marketing e vendas.

20

6

Mensuração de resultados. Métricas de produtividade do marketing. Coeficiente da ação de compra. Coeficiente de defesa da marca.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.


Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 1

1, 2, 3

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4, 5, 6

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025859.

2

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458.

3

YANAZE, Mitsuru Higuchi; ALMEIDA, Edgar; YANAZE, Leandro Key Higuchi (org.). Marketing digital: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva Uni, 2022. 1 recurso online. ISBN 9788571441408.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222.

2

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3.

3

LAS CASAS, Alexandre Luzzi (org.). Marketing digital. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559771103.

4

RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki et al. Marketing digital. Rio de Janeiro: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492281.

5

ROSSI, Jéssica de Cássia et al. Gestão de conteúdos em canais sociais. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556902142.

obs:

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