PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Engenharia de Software |
0-18427 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos da ES. Processos e modelos de desenvolvimento de software. Análise e projeto de sistemas. Qualidade de software. Ferramentas CASE. |
OBJETIVO GERAL |
Conscientizar o aluno da necessidade de empregar técnicas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento, como: especificação de requisitos, análise, projeto de sistemas e ferramentas que auxiliam nas atividades inerentes ao processo, bem como atividades voltadas à garantia de qualidade, como inspeção e testes de software. Assim, será possível compreender a importância do uso efetivo de técnicas que permitem alcançar a qualidade no processo e produto. Com isto, o produto de software poderá ser confiável, seguro e menos dispendioso, minimizando o tempo e os recursos hoje direcionados para sua manutenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Conhecer o efeito da disciplina de Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software e o aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos e a importância da engenharia de requisitos neste processo; • Identificar os modelos de ciclo de vida e reconhecer sua importância no processo de desenvolvimento de software; • Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de software; • Entender a aplicação de métodos de controle da qualidade do processo de desenvolvimento de software, bem como do produto de software; • Proporcionar ao aluno conhecimento sobre atividades agregadas à garantia de qualidade de software, como inspeção, gerência de configuração e testes de software; • Fornecer conceitos básicos e práticas sobre métricas de software, seus diferentes tipos e aplicações, bem como, estimativas, medições, plano de métricas; • Proporcionar ao aluno conhecimento sobre testes de software, bem como, a prática desta atividade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
1. Introdução à Engenharia de Software |
8 |
3 |
2. Ciclo de Vida do Software |
8 |
4 |
3. Modelos de processos de desenvolvimento de software |
14 |
5 |
4. Engenharia de Requisitos |
10 |
6 |
5. Engenharia de Projeto |
10 |
7 |
6. Gerenciamento de Projetos |
10 |
8 |
7. Verificação, Validação e Teste de Software |
10 |
9 |
8. Qualidade de software |
4 |
10 |
9. Mercado, Trabalho e Oportunidades |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento e atividades propostas. |
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HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
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OUTRAS |
NSA. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prova teórica |
todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 – Atividades individuais |
todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 – Trabalho em grupo |
todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 05 – Habilidades e Atitudes |
todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2011. 592 p. ISBN 858863907-6 |
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2 |
PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 535 p. ISBN 8587918311 |
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3 |
REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3.ed.revis. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport Livros E Nultimídia Ltda, 2005. 316 p. ISBN 8574522155 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BECK, Kent. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. Porto Alegre: Bookman, 2004. 182 p. ISBN 8536303875 |
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2 |
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456 |
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3 |
VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise dos pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 5.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 230 p. ISBN 8571948992 |
|||||||||||
4 |
MOLINARI, Leonardo. Gerência de configuração: técnicas e práticas no desenvolvimento do software. Florianópolis: Visual Books, 2007. 207 p. ISBN 9788575022105 |
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5 |
TELES, Vinícius Manhães; BECK, Kent. Extreme programming: aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade.... São Paulo: Novatec, 2004. 316 p. ISBN 8575220470 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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