Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Engenharia de Software - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Sabrina Bet


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Engenharia de Software

0-18427

4

80


EMENTA

Fundamentos da ES. Processos e modelos de desenvolvimento de software. Análise e projeto de sistemas. Qualidade de software. Ferramentas CASE.


OBJETIVO GERAL

Conscientizar o aluno da necessidade de empregar técnicas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento, como: especificação de requisitos, análise, projeto de sistemas e ferramentas que auxiliam nas atividades inerentes ao processo, bem como atividades voltadas à garantia de qualidade, como inspeção e testes de software. Assim, será possível compreender a importância do uso efetivo de técnicas que permitem alcançar a qualidade no processo e produto. Com isto, o produto de software poderá ser confiável, seguro e menos dispendioso, minimizando o tempo e os recursos hoje direcionados para sua manutenção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer o efeito da disciplina de Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software e o aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos e a importância da engenharia de requisitos neste processo; • Identificar os modelos de ciclo de vida e reconhecer sua importância no processo de desenvolvimento de software; • Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de software; • Entender a aplicação de métodos de controle da qualidade do processo de desenvolvimento de software, bem como do produto de software; • Proporcionar ao aluno conhecimento sobre atividades agregadas à garantia de qualidade de software, como inspeção, gerência de configuração e testes de software; • Fornecer conceitos básicos e práticas sobre métricas de software, seus diferentes tipos e aplicações, bem como, estimativas, medições, plano de métricas; • Proporcionar ao aluno conhecimento sobre testes de software, bem como, a prática desta atividade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino
Apresentação Projeto Integrador

2

2

1. Introdução à Engenharia de Software
1.1 Processo de Desenvolvimento de Software
1.2 Fases do Desenvolvimento de Software
1.2.1 Modelos de Processo de Desenvolvimento Tradicionais
1.2.2 Métodos Ágeis
1.3 Ferramentas CASE

8

3

2. Ciclo de Vida do Software
2.1. Atividades do Ciclo de Vida do Software
2.1.1. Definição de Requisitos de Sistema
2.1.2. Projeto de Sistema
2.1.3. Modelagem de Sistema
2.1.4. Desenvolvimento de Subsistemas
2.1.5. Integração do Sistema
2.1.6. Instalação do Sistema
2.1.7. Evolução do Sistema
2.1.8. Desativação do Sistema

8

4

3. Modelos de processos de desenvolvimento de software
3.1. Modelo em Cascata
3.2. Modelos Incrementais
3.3. Modelos Evolucionários
3.4. O Processo Unificado
3.5. Modelos Ágeis

14

5

4. Engenharia de Requisitos
4.1. Tipos de Requisitos de Sistema
4.2. Processo de Engenharia de Requisitos
4.3. Gerenciamento de Requisitos
4.4. Modelos de Sistema

10

6

5. Engenharia de Projeto
5.1. Modelo de Projeto de Software
5.2. Conceitos para um Projeto de Qualidade
5.3. Decisões de Projeto Arquitetural
5.4. Características de um bom Projeto
5.5. Estilos e Padrões Arquiteturais

10

7

6. Gerenciamento de Projetos
6.1. Aspectos da Gestão
6.2. Processo de Gerenciamento de Projeto
6.3. Planejamento de Projeto
6.4. Estimativa de Custo e Esforço
6.5. Cronograma de Projeto

10

8

7. Verificação, Validação e Teste de Software
7.1. Verificação x Validação
7.2. Abordagem para Verificação
7.3. Planejamento de Verificação e Validação
7.4. Estratégias de Teste de Software
7.4.1. Teste de Unidade
7.4.2. Teste de Integração
7.4.3. Teste de Validação ou Teste de Release
7.4.4. Teste de Sistema
7.5. Projeto de Casos de Teste
7.6. Técnicas de Teste de Software
7.6.1. Teste Caixa-Preta
7.6.2. Teste Caixa-Branca

10

9

8. Qualidade de software
8.1. Conceitos de Qualidade de Software
8.2. Atributos e Métricas de Qualidade
8.3. Processo de Medição da Qualidade
8.4. Qualidade de Processo e de Produto
8.5. Padrões e Normas de Qualidade
8.6. Aprimoramento de Processo
8.6.1. CMMI – Capability Maturity Model Integration
8.6.2. MPS.BR – Melhoria de Processo de Software Brasileiro

4

10

9. Mercado, Trabalho e Oportunidades
9.1. Tamanho das Empresas Brasileiras
9.2. Quantidade de Funcionários das Empresas Brasileiras
9.3. Tipo de Produtos Desenvolvidos
9.4. Áreas de Atuação das Organizações
9.5. Nível de Escolaridade dos Profissionais
9.6. Mercado de TI em SC
9.7. Média Salarial dos Profissionais de TI

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes de conhecimento e atividades propostas.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

NSA.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02 – Prova teórica

todas

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Atividades individuais

todas

x

x

x

2

A definir

Avaliação 04 – Trabalho em grupo

todas

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 05 – Habilidades e Atitudes

todas

x

x

x

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2011. 592 p. ISBN 858863907-6

2

PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 535 p. ISBN 8587918311

3

REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3.ed.revis. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport Livros E Nultimídia Ltda, 2005. 316 p. ISBN 8574522155


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BECK, Kent. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. Porto Alegre: Bookman, 2004. 182 p. ISBN 8536303875

2

MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456

3

VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise dos pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 5.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 230 p. ISBN 8571948992

4

MOLINARI, Leonardo. Gerência de configuração: técnicas e práticas no desenvolvimento do software. Florianópolis: Visual Books, 2007. 207 p. ISBN 9788575022105

5

TELES, Vinícius Manhães; BECK, Kent. Extreme programming: aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade.... São Paulo: Novatec, 2004. 316 p. ISBN 8575220470

obs:

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