PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17 |
PROFESSOR |
Marcia Aparecida de Liz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Colorimetria II |
0-18491 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Descolorações. Técnicas de mechas. Apliques e alongamentos. Relaxamentos e alisamentos. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o conhecimento dos conteúdos que envolvem a saúde capilar e as implicações do uso inadequado e adequado dos produtos químicos, de forma que o aluno utilize o aprendizado para beneficiar e embelezar as pessoas com responsabilidade e profissionalismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Reconhecer as técnicas e produtos de clareamento e descoloração dos fios. - Identificar tipos de mechas e seus métodos. - Conhecer os tipos de apliques e alongamentos e suas aplicabilidades. - Analisar todas as formas de ondulação, relaxamento e alisamento. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino |
08 |
2 |
Tipos de mechas |
40 |
3 |
Apliques e alongamentos |
4 |
4 |
Definição, tipos de estruturas de ondulação, desondulação, alisamentos e relaxamento. Produtos cosméticos na ondulação, desondulação, alisamento e relaxamento. |
20 |
5 |
Princípio Ativos: Tioglicolato de amônia e guanidina, ácidos; funções, características, formas de conservação, tolerância, interação com outros produtos: Ação e reação do princípio ativo do tioglicolato de amônia e incompatibilidade com outros produtos |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX. LAB. TAG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações serão teóricas individuais, atividades laboratoriais, apresentação de trabalhos em grupo ou individual e prova integrativa. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de avaliar na teoria e prática os procedimentos passados em sala de aula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Responsabilidade, participação e interesse nas aulas práticas, pontualidade na entrega de trabalhos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir nas aulas práticas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Teórica |
1,2 e 3 |
x |
|
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – frequência, participação e comprometimento. |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 Apresentação de trabalho |
4 e 5 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 Práticas de Laboratório |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: saiba tudo sobre cabelos : estética, recuperação capilar e prevenção de calvície. São Paulo: Elevação, 2009. 190p. ISBN 9788575131541 |
|||||||||||
2 |
HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896 |
|||||||||||
3 |
RADWANSKI, Henrique N.; RADWANSKI, Henrique N.; RUSTON, Antonio; LEMOS, Ricardo Gomes de. Transplante capilar: arte e técnica. São Paulo: Gen, 2011. ISBN 9788572419284 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BEDIN, Valcinir. Cabelo: tudo que você precisa saber. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. 99 p. ISBN 9788538800422 |
|||||||||||
2 |
DENISE BRAGA. Terapia Capilar. 1. Editora Senac 2014 |
|||||||||||
3 |
HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522118328. |
|||||||||||
4 |
MATIELLO, Aline Andressa et al. Cosmetologia aplicada, v. 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029965. |
|||||||||||
5 |
ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203 |
|||||||||||
obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |