Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Gestão e Marketing - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão e Marketing

0-18492

2

40


EMENTA

Funções da administração. Gestão de serviços. Empreendedorismo no segmento de estética e cosmética. Conceito e evolução de marketing. Marketing digital. Gestão de marcas e de produtos.


OBJETIVO GERAL

Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo, a gestão e o marketing em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento no segmento da estética e cosmética.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo tanto teórico quanto práticos; - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro; - Elaborar um plano de negócios no segmento de saúde, abordando questões mercadológicas, gerenciais e departamentais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino.

2

2

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
- Principais abordagens da administração;
- Pilares da administração (PODC);
- Áreas de atuação da gestão;
- Departamentalização;
- Pensamento sistêmico.

8

3

GESTÃO DE SERVIÇOS
- Estratégias de gerenciamento de Serviço
- Ferramentas para gestão de Serviços

6

4

EMPREENDEDORISMO NO SEGMENTO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
- Conceito de empreendedorismo;
- Empreender na área da estética e cosmética;
- Características do empreendedor;
- Processo formativo do empreendedor (capacitação empreendedora);
- Planejamento de empreendimentos.

10

5

CONCEITO E EVOLUÇÃO DE MARKETING
- Evolução do conceito de marketing;
- Composto mercadológico (4 P's);
- Definição do público alvo;
- Estratégias de Marketing.

4

6

MARKETING DIGITAL
- Conceito de Marketing Digital
- Ferramentas e Canais

6

7

GESTÃO DE MARCAS E DE PRODUTOS.
- Posicionamento e Gestão da marca;
- Estratégias para fortalecimento da marca.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos.

HABILIDADES

Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos.

ATITUDES

Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo.

OUTRAS

Sem.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.5

10/06/2024

Avaliação 01 - Teórica

2 a 7

x

x

3.5

09/04/2024

x

16/04/2024

Trabalho Semestre

2 a 7

x

x

x

6

11/06/2024

x

18/06/2024

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução da atividades)

x

x

x

4

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3.

2

LOPES, Rose Mary. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. São Paulo: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2010. 229 p. ISBN 978853523920-1

3

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2011

2

CLEGG, Stewart. Administração e organizações. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014

3

CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística o essencial. São Paulo: Atlas, 2014

4

FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: Operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: AMGH, 2014

5

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Joshen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

obs:

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