PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17 |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão e Marketing |
0-18492 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Funções da administração. Gestão de serviços. Empreendedorismo no segmento de estética e cosmética. Conceito e evolução de marketing. Marketing digital. Gestão de marcas e de produtos. |
OBJETIVO GERAL |
Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo, a gestão e o marketing em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento no segmento da estética e cosmética. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo tanto teórico quanto práticos; - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro; - Elaborar um plano de negócios no segmento de saúde, abordando questões mercadológicas, gerenciais e departamentais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. |
2 |
2 |
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO |
8 |
3 |
GESTÃO DE SERVIÇOS |
6 |
4 |
EMPREENDEDORISMO NO SEGMENTO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA |
10 |
5 |
CONCEITO E EVOLUÇÃO DE MARKETING |
4 |
6 |
MARKETING DIGITAL |
6 |
7 |
GESTÃO DE MARCAS E DE PRODUTOS. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
Sem. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
10/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01 - Teórica |
2 a 7 |
x |
|
x |
3.5 |
09/04/2024 |
x |
16/04/2024 |
||||
Trabalho Semestre |
2 a 7 |
x |
x |
x |
6 |
11/06/2024 |
x |
18/06/2024 |
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução da atividades) |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3. |
|||||||||||
2 |
LOPES, Rose Mary. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. São Paulo: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2010. 229 p. ISBN 978853523920-1 |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2011 |
|||||||||||
2 |
CLEGG, Stewart. Administração e organizações. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014 |
|||||||||||
3 |
CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística o essencial. São Paulo: Atlas, 2014 |
|||||||||||
4 |
FITZSIMMONS, James; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: Operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: AMGH, 2014 |
|||||||||||
5 |
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Joshen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |