PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17 |
PROFESSOR |
Gabriela Peyerl |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Técnicas de Embelezamento Facial |
0-18488 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Técnicas de correção e visagismo Utilizados na face. Design, pigmentação temporária e coloração das sobrancelhas. Alongamentos, permanentes e coloração de cílios. Depilação Egípcia. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o entendimento ao aluno sobre as formas e conceitos da disciplina, fornecendo um amplo conhecimento das técnicas faciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o desenho correto das sobrancelhas; - Indicar a cor exata para as mesmas; - Realçar o olhar com aplicação de henna, brow lamination e lash lifting; - Conhecer novos método de epilação facial. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM |
2 |
2 |
História da sobrancelha e biossegurança. AEX, ARM e TG |
2 |
3 |
Lash lifiting e brow lamination. AEX e ARM |
2 |
4 |
Desing de sobrancelha e marcações. AEX e ARM |
2 |
5 |
Workshop alongamento de cílios e micropgmentação. PAL |
4 |
6 |
Prática desing de sobrancelhas. LAB e TIG |
8 |
7 |
Depilação facial. LAB e TIG |
4 |
8 |
Brow lamination e lash lifting. LAB e TIG |
6 |
9 |
Marketing Digital, como tirar fotos de clientes para favorecer o seu trabalho. AEX, ARM e DG |
2 |
10 |
Prática das técnicas: desing de sobrancelha, brow lamination, lash lifiting e depilação facial. LAB e TIG |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo. |
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ATITUDES |
Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 (teórica) |
1,2 e 3 |
x |
|
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 (prática) |
6 e 7 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 3 (prática) |
8 a 10 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; AZULAY-ABULAFIA, Luna. Dermatologia. 5. ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 983 p. ISBN 9788527714334 |
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2 |
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed.rev. e ampl. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 560 p. ISBN 8520412440 |
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3 |
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795 p. ISBN 8573796103. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GOBBO, Priscila C. Dal. Estética facial essencial: orientações para o profissional de estética. São Paulo: Atheneu, 2010. |
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2 |
GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed. |
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3 |
3 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2009. |
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4 |
4 KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. (on-line) |
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5 |
4 KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. (on-line) |
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obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. |
Para a atenticação do plano de ensino |