Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Técnicas de Embelezamento Facial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17

PROFESSOR

Gabriela Peyerl


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Técnicas de Embelezamento Facial

0-18488

2

40


EMENTA

Técnicas de correção e visagismo Utilizados na face. Design, pigmentação temporária e coloração das sobrancelhas. Alongamentos, permanentes e coloração de cílios. Depilação Egípcia.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o entendimento ao aluno sobre as formas e conceitos da disciplina, fornecendo um amplo conhecimento das técnicas faciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o desenho correto das sobrancelhas; - Indicar a cor exata para as mesmas; - Realçar o olhar com aplicação de henna, brow lamination e lash lifting; - Conhecer novos método de epilação facial.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM

2

2

História da sobrancelha e biossegurança. AEX, ARM e TG

2

3

Lash lifiting e brow lamination. AEX e ARM

2

4

Desing de sobrancelha e marcações. AEX e ARM

2

5

Workshop alongamento de cílios e micropgmentação. PAL

4

6

Prática desing de sobrancelhas. LAB e TIG

8

7

Depilação facial. LAB e TIG

4

8

Brow lamination e lash lifting. LAB e TIG

6

9

Marketing Digital, como tirar fotos de clientes para favorecer o seu trabalho. AEX, ARM e DG

2

10

Prática das técnicas: desing de sobrancelha, brow lamination, lash lifiting e depilação facial. LAB e TIG

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias.

HABILIDADES

Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo.

ATITUDES

Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 1 (teórica)

1,2 e 3

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2 (prática)

6 e 7

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 3 (prática)

8 a 10

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; AZULAY-ABULAFIA, Luna. Dermatologia. 5. ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 983 p. ISBN 9788527714334

2

GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed.rev. e ampl. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 560 p. ISBN 8520412440

3

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795 p. ISBN 8573796103.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GOBBO, Priscila C. Dal. Estética facial essencial: orientações para o profissional de estética. São Paulo: Atheneu, 2010.

2

GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed.

3

3 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2009.

4

4 KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. (on-line)

5

4 KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. (on-line)

obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem.

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