PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17 |
PROFESSOR |
Fernanda Novi Cortegoso Lopes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Terapias Alternativas |
0-18493 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Terapias energéticas. Geoterapia. Hidroterapia. Fitoterapia na estética e saúde. Aromaterapia. Talassoterapia. Cromoterapia. Reflexologia. Técnicas de Spa. |
OBJETIVO GERAL |
Noções básicas de terapias alternativas, históricos e aplicações das terapias nas disciplinas de estética corporal e facial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecimento teórico dos diferentes tipos de terapias energéticas; História Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica; Proporcionar conhecimento teórico e prático da Fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia e reflexologia. Identificar na Geoterapia os tipos de argila e formas de aplicação. Abordar os diferentes protocolos de aplicação da Talassoterapia e hidroterapia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina, conteúdos a serem abordados e formas de avaliações. |
2 |
2 |
Terapias energéticas: Teoria dos cinco elementos; Yin Yang, Medicina Ayurvédica, Medicina Tradicional Chinesa, Teste dos Dohas. |
6 |
3 |
Aromaterapia: Óleos essenciais, aromáticos e carreadores. Fitoterapia: |
8 |
4 |
Cromoterapia: Definição, espectro das cores, aplicação na estética. |
6 |
5 |
Reflexologia: História: Mapas; Aplicação; Cuidados com os pés. |
6 |
6 |
Talassoterapia: Sal e suas propriedades; Hidroterapia: benefícios e aplicações. |
6 |
7 |
Geoterapia: Diferentes tipos de argila; Aplicações na estética. Escalda pés e seus benefícios. |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Não será permitido o uso de celulares durante a aula, principalmente em aulas práticas. O dispositivo deve ser mantido no silencioso ou desligado. Nas aulas práticas, é obrigatório o uso de calçado fechado, jaleco e cabelo bem preso. Todo esse material é de responsabilidade do aluno. As aulas práticas, bem como as avaliações feitas durante essas aulas, não são passíveis de recuperação nem substituição. Provas fora de prazo somente serão aceitas mediante pedido formal na central de atendimento com justificativa plausível e dentro do prazo institucional (10 dias corridos). Em dias de prova fica estipulado o horário máximo de entrada na sala, 19h e 20h30 (salvo com justificativa plausível). Lembrando que se após algum colega se retirar da sala, mesmo que com justificativa não será permitido a entrada tardia para resolução da prova. (sejam pontuais). É dever do aluno conferir a frequência diária no portal e, em caso de não conformidade, entrar em contato com o professor e/ou coordenação do curso. O contato com a professora fora de sala de aula se dará mediante e-mail, não serão respondidos questionamentos e nem aceito justificativas por outros meios. Os materiais e cronograma, bem como o presente plano de aula estarão disponíveis durante o decorrer da disciplina. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão dos conteúdos e formas de aplicação do conteúdo teórico e prático. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desempenho nas avaliações teóricas e práticas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação durante as aulas, comportamento e atitudes. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação e desenvolvimento durante as aulas práticas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
|
x |
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
x |
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prática 1 |
|
|
|
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Prática 2 |
|
|
|
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa |
|
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GILLANDERS, A. GUIA COMPLETO DE REFLEXOLOGIA: Todo conhecimento necessário para adquirir competência profissional. Editora Pensamento |
|||||||||||
2 |
PRICE, Shirley. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S/a, 2001. 316 p. ISBN 8528608514 |
|||||||||||
3 |
CLAUDINO, Hilton. Argila medicinal: propriedades, benefícios e usos na saúde e na estética. São Paulo: Elevação, 2010. 181p. ISBN 9788575131893 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Cromoterapia Técnica – 2.ed./1989 |
|||||||||||
2 |
Guia passo a passo para a explicação de reflexologia, Um / 1992 |
|||||||||||
3 |
Aromaterapia: a cura pelos óleos essenciais – 4. Ed. / 1997 |
|||||||||||
4 |
EDDE, G. Cores para a saúde. |
|||||||||||
5 |
EE. E. W. ACUPUNTURA CONSTINUCIONAL UNIVERSAL |
|||||||||||
6 |
MEDEIROS, G. Geoterapia: teorias e mecanismos de ação, um manual teórico e prático. |
|||||||||||
obs:Não será permitido o uso de celulares durante a aula, principalmente em aulas práticas. O dispositivo deve ser mantido no silencioso ou desligado. Nas aulas práticas, é obrigatório o uso de calçado fechado, jaleco e cabelo bem preso. Todo esse material é de responsabilidade do aluno. As aulas práticas, bem como as avaliações feitas durante essas aulas, não são passíveis de recuperação nem substituição. Provas fora de prazo somente serão aceitas mediante pedido formal na central de atendimento com justificativa plausível e dentro do prazo institucional (10 dias corridos). Em dias de prova fica estipulado o horário máximo de entrada na sala, 19h e 20h30 (salvo com justificativa plausível). Lembrando que se após algum colega se retirar da sala, mesmo que com justificativa não será permitido a entrada tardia para resolução da prova. (sejam pontuais). É dever do aluno conferir a frequência diária no portal e, em caso de não conformidade, entrar em contato com o professor e/ou coordenação do curso. O contato com a professora fora de sala de aula se dará mediante e-mail, não serão respondidos questionamentos e nem aceito justificativas por outros meios. Os materiais e cronograma, bem como o presente plano de aula estarão disponíveis durante o decorrer da disciplina. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |