PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR |
Caroline Quinatto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Iniciação à Pesquisa Científica |
0-17440 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos uma reflexão acerca do significado e aplicabilidade do conhecimento científico, bem como o domínio dos procedimentos e técnicas da pesquisa científica relacionados aos objetos de estudos de interesse de cada curso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Aprofundar estudos, conceitos, acerca da ciência e métodos científicos. • Compreender conceitos acerca da construção do projeto de pesquisa. • Apresentar e explorar as diferentes bases de dados para a pesquisa científica. • Conhecer as normas da ABNT para a formatação de trabalhos científicos e acadêmicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Interação entre ciência, pesquisa e inovação |
20 |
2 |
Elaboração de protocolos de pesquisa / Pesquisa em base de dados |
20 |
3 |
Organização e análise de dados científicos |
20 |
4 |
Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos e Currículo Lattes |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1.3 Fórum temático |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1 |
05/02/2024 |
|
|
||||
1.7 Pergunta de pesquisa e objetivos gerais e específicos |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
16/02/2024 |
x |
05/04/2024 |
||||
2.6 Cadastro Lattes |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
08/03/2024 |
x |
05/04/2024 |
||||
3.8 Fórum temático |
3 e 4 |
x |
x |
x |
1 |
05/04/2024 |
|
|
||||
3.9 Introdução do trabalho |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
12/04/2024 |
x |
31/05/2024 |
||||
4.7 Local e Sujeito de pesquisa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
03/05/2024 |
x |
31/05/2024 |
||||
Avaliação Final |
1, 2, 3 e 4. |
x |
x |
x |
5.1 |
17/06/2024 |
x |
24/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2. |
|||||||||||
2 |
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597008821. |
|||||||||||
3 |
CRESWELL, John W; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9788565848411. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ACEVEDO, Claudia Rosa. Como fazer monografias TCC, dissertações e teses. 4ª. São Paulo Atlas 2013 (Recurso on-line) |
|||||||||||
2 |
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico, elaboração de trabalhos na graduação. 10ª. São Paulo Atlas 2012 (Recurso on-line) |
|||||||||||
3 |
3 BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias, pesquisa em ciências, análise quantitativa e qualitativa. 2. Rio de Janeiro LTC 2016 (Recurso on-line) |
|||||||||||
4 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed.ampl. São Paulo: Pearson. 2014. |
|||||||||||
5 |
CRESWELL,John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa escolhendo entre cinco abordagens. 3. Porto Alegre Penso 2014 (Recurso on-line) |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |