Uniplac - Graduação - Educação Física - Cultura, Diferença e Cidadania - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

 Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cultura, Diferença e Cidadania

0-17512

4

80

 

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

 

OBJETIVO GERAL

Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Abordagem conceitual
• Cultura, etnocentrismo e relativismo cultural
• A diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural
• Conceitos de Ciência Política

20

2

2. Identidade Cultural
• Raça, racismo e relações étnico-raciais
• Identidade e diferença: gênero e sexualidade

20

3

3. Cidadania no Brasil
• Desafios e conquistas
• Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos
• Saberes necessários a uma cidadania planetária

20

4

4. Direitos humanos
• Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil
• Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003)
• Processos sociais inclusivos e de acessibilidade
• Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146/2015)

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1.4 Fórum temático

1

x

x

x

0.5

05/02/2024

 

 

1.7 Resenha

1

x

x

x

0.8

16/02/2024

x

05/04/2024

2.5 Reflexão

2

x

x

x

0.7

01/03/2024

x

05/04/2024

3.3 Fórum temático

3

x

x

x

5.0

05/04/2024

 

 

3.5 Produção textual

3

x

x

x

0.7

12/04/2024

x

31/05/2024

4.5 Mapa Mental

4

x

x

x

0.7

26/04/2024

x

31/05/2024

4.8 Fórum temático

4

x

x

x

0.5

03/05/2024

 

 

Avaliação Final

1, 2, 3 e 4

x

x

x

5.1

17/06/2024

x

24/06/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 301 A919n

2

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. Número de chamada: 323 C257c

3

DIAS, Jean Carlos; SIMÕES, Sandro Alex de Souza (coord.). Direito, políticas públicas e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Método, 2013. 1 Recurso online. 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Número de chamada: 907 P699

2

DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 Recurso online.

3

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 Recurso online

4

MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. Número de chamada: 305.8 M835s

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. Número de chamada: 302 S586i

obs:

 

 

 

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