Uniplac - Graduação - Administração - Língua Portuguesa - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Direito

ESTRUTURA CURRICULAR

Direito Not Par041/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva, Carlos Eduardo Canani, Vanessa Goulart Branco, Claudia Menezes da Cruz

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa

0-17435

4

80

 

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.

 

 

OBJETIVO GERAL

Ser capaz de ler, redigir e interpretar um texto em português culto, reconhecendo a importância da comunicação para manter-se em dia com o mercado de trabalho, utilizando os recursos gramaticais da língua portuguesa para a elaboração de textos variados, com ênfase na exposição e argumentação, com clareza, objetividade e pertinência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

@p0 Reconhecer a comunicação como processo constitutivo da evolução da humanidade. @p1 Perceber a importância de desenvolver a habilidade comunicativa visando adentrar e permanecer no mundo do trabalho. @p2 Aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos estudantes. @p3 Desenvolver a capacidade de explicitar as relações entre as partes que compõem o texto, compreendendo as peculiaridades de cada gênero textual. @p4 Oportunizar conhecimentos mais aprimorados sobre os recursos gramaticais necessários à melhoria da expressão de ideias e argumentos por meio da escrita. @p5 Dominar os mecanismos linguísticos que constituem um texto: a estrutura e a função dos elementos de coesão textual, a coerência textual e os fatores de textualidade. @p6 Adquirir habilidade efetiva de leitura, compreensão e comunicação oral e escrita.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução à comunicação
1. Elementos da comunicação
2. Funções da linguagem
3. Níveis da linguagem

20

2

O ato comunicativo
2.1. A noção de texto
2.2. Fatores da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade
2.3. Coesão e coerência textual

20

3

Níveis de leitura
3.1. O hipertexto
3.2. Nível superficial: estrutura discursiva.
3.3. Nível intermediário: estrutura narrativa;
3.4. Nível mais profundo: estrutura profunda.
3.5. Denotação, conotação, conhecimento intuitivo e conceptual

20

4

A estrutura frásica no texto
4.1. Qualidades da frase: clareza, harmonia e concisão
4.2. Regência
4.3. Concordância
4.4. Colocação

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Exercícios; Fórum Temático; Autoestudo; Interação no Ambiente Virtual

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados.

HABILIDADES

Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participar de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação,

ATITUDES

Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

17/06/2024

x

24/06/2024

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

A definir

x

05/04/2024

Fórum Avaliativo

1 e 2

x

x

x

1.0

05/02/2024

 

 

Atividade Avaliativa

2

x

x

x

0.7

08/03/2024

x

05/04/2024

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

05/04/2024

x

31/05/2024

Fórum Avaliativo

3 e 4

x

x

x

1.0

05/04/2024

 

 

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

26/04/2024

x

31/05/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010. 215 p. (Série estratégias de ensino). ISBN 9788579340109.

2

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0.

3

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2018. 220p. ISBN 978-85-72444-881-9.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 502 p. (Biblioteca de administração pública).

2

MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo: EPU, 2014. 212 p. ISBN 978-85-123-1100-2.

3

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. 431 p. ISBN 9788508108664.

4

GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. 200p. ISBN 978-85-08-12684-2.

5

KOMESU, Fabiana; LEANDRO, Diêgo Cesar; DIAS, Iky Anne. Redes Sociais e Ensino de Línguas: o que temos de aprender@p1 São Paulo: Parábola, 2016.

obs:

 

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