PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Malek Rau Dabbous |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Novos Modelos de Negócios |
0-19374 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conceito e estrutura de negócios. Fundamentos e técnicas de modelagem de negócios. Modelos de negócios disruptivos. Tipos de modelos atuais de negócios. Empresa Startup. Segmentos de startup: fintechs, serviços e produtos. |
OBJETIVO GERAL |
Permitir uma visão global das questões que envolvem os modelos de negócios disruptivos a partir de concepções teóricas e práticas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender os conceitos e estrutura de negócios. 2. Identificar as técnicas de modelagem de negócios. 3. Estimular o pensamento de negócios disruptivos. 4. Identificar os modelos atuais de negócios. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Introdução à disciplina |
4 |
2 |
2 Conceito de Negócios |
4 |
3 |
3 Modelagem de Negócios - Técnicas |
10 |
4 |
4 Modelos atuais de negócios - tipos |
10 |
5 |
5 Startup |
12 |
6 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa do Semestre. |
0 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX; ARM, DG; EC; ET; Palestra; SE. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Criatividade na resolução de problemas. Análise crítica. Visão de Negócios. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
6 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação I – Em grupo - Canvas do Modelos de Negócio |
3 |
x |
x |
x |
3.0 |
02/04/2024 |
x |
09/04/2024 |
||||
Avaliação II – Startup |
5 |
x |
x |
x |
3.0 |
04/06/2024 |
x |
11/06/2024 |
||||
Atividade - Modelos de Negócio Atuais |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/05/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2965-8. |
|||||||||||
2 |
ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047 |
|||||||||||
3 |
OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555204605. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DINIZ, Bruno. O fenomeno fintech: tudo sobre o movimento que está transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550815459. |
|||||||||||
2 |
SCHIAVINI, Janaina Mortari et al. Modelos de negócios. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Administração). ISBN 9786556900438. |
|||||||||||
3 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-3016-6. |
|||||||||||
4 |
VILENKY, Renata. Startup: transforme problemas em oportunidades de negócios. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958262. |
|||||||||||
5 |
TIM BROWN. Design thinking: uma metodologia poderos para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro Campus 2010 ISBN 9788535238624 |
|||||||||||
obs: Conforme Resolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016 que DEFINE A METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA UNIPLAC E REGULAMENTA O ARTIGO 123, PARÁGRAFO ÚNICO DO REGIMENTO GERAL Art. 9º - A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da UNIPLAC, será realizada, ao longo do semestre, sendo obrigatória, no mínimo: I – Duas avaliações, na forma de provas, trabalhos escritos, relatórios, .... (Peso: 8,0) II – Uma avaliação integrativa interdisciplinar... (Peso: 2,0) §2º - Serão obrigatórias duas recuperações das avaliações durante o semestre. Art. 11 – O registro da avaliação será expresso em conceitos numéricos com algarismos arábicos inteiros de zero (0) a dez (10), distribuídos entre as avaliações programadas, com fracionamento decimal nos conceitos parciais e o arredondamento para número inteiro ou fracionado em 0,5 (zero vírgula cinco) no conceito final. Art. 12 Realizadas as avaliações regulares e as recuperações, deverão ser consideradas a de maior valor para a composição da avaliação final. Art. 13 A aprovação do aluno, no semestre ou ano, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |