Uniplac - Graduação - Administração - Novos Modelos de Negócios - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Malek Rau Dabbous


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Novos Modelos de Negócios

0-19374

2

40


EMENTA

Conceito e estrutura de negócios. Fundamentos e técnicas de modelagem de negócios.

Modelos de negócios disruptivos. Tipos de modelos atuais de negócios. Empresa Startup.

Segmentos de startup: fintechs, serviços e produtos.


OBJETIVO GERAL

Permitir uma visão global das questões que envolvem os modelos de negócios disruptivos a partir de concepções teóricas e práticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender os conceitos e estrutura de negócios. 2. Identificar as técnicas de modelagem de negócios. 3. Estimular o pensamento de negócios disruptivos. 4. Identificar os modelos atuais de negócios.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Introdução à disciplina
1.1 Apresentação do Plano de Ensino
1.2 Conceitos básicos para disciplina

4

2

2 Conceito de Negócios
2.1 Estruturas de Negócios
2.2 Tipos de Negócios ao longo do tempo

4

3

3 Modelagem de Negócios - Técnicas
3.1 Ferramenta Business Model Generation (Canvas)
3.2 Passo a passo para a construção do canvas
3.3 Design thinking
3.4 Plano de Negócios

10

4

4 Modelos atuais de negócios - tipos
4.1 Os negócios na era digital
4.2 Inovação disruptiva
4.3 Criatividade para inovação nos negócios
4.4 Desafios

10

5

5 Startup
5.1 Conceitos
5.2 Terminologias
5.3 Segmentos

12

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa do Semestre.

0

 

TOTAL DE HORAS

40 h

*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


Estratégias:AEX; ARM, DG; EC; ET; Palestra; SE.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre.

HABILIDADES

Criatividade na resolução de problemas. Análise crítica. Visão de Negócios.

ATITUDES

Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

6

x

x

x

2.0

13/06/2024

Avaliação I – Em grupo - Canvas do Modelos de Negócio

3

x

x

x

3.0

02/04/2024

x

09/04/2024

Avaliação II – Startup

5

x

x

x

3.0

04/06/2024

x

11/06/2024

Atividade - Modelos de Negócio Atuais

4 e 5

x

x

x

2.0

14/05/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2965-8.

2

ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047

3

OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555204605.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DINIZ, Bruno. O fenomeno fintech: tudo sobre o movimento que está transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550815459.

2

SCHIAVINI, Janaina Mortari et al. Modelos de negócios. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Administração). ISBN 9786556900438.

3

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-3016-6.

4

VILENKY, Renata. Startup: transforme problemas em oportunidades de negócios. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958262.

5

TIM BROWN. Design thinking: uma metodologia poderos para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro Campus 2010 ISBN 9788535238624

obs: Conforme Resolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016 que DEFINE A METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA UNIPLAC E REGULAMENTA O ARTIGO 123, PARÁGRAFO ÚNICO DO REGIMENTO GERAL Art. 9º - A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da UNIPLAC, será realizada, ao longo do semestre, sendo obrigatória, no mínimo: I – Duas avaliações, na forma de provas, trabalhos escritos, relatórios, .... (Peso: 8,0) II – Uma avaliação integrativa interdisciplinar... (Peso: 2,0) §2º - Serão obrigatórias duas recuperações das avaliações durante o semestre. Art. 11 – O registro da avaliação será expresso em conceitos numéricos com algarismos arábicos inteiros de zero (0) a dez (10), distribuídos entre as avaliações programadas, com fracionamento decimal nos conceitos parciais e o arredondamento para número inteiro ou fracionado em 0,5 (zero vírgula cinco) no conceito final. Art. 12 Realizadas as avaliações regulares e as recuperações, deverão ser consideradas a de maior valor para a composição da avaliação final. Art. 13 A aprovação do aluno, no semestre ou ano, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática