PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Josilaine Antunes Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Currículos e Saberes | 0-19396 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo. Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença. Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir de contextos escolares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. | 20 |
2 | Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada | ||||||||
HABILIDADES | Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. | ||||||||
OUTRAS | A avaliação será diagnóstica e formativa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
| X | X | X | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 02 – Seminário |
| X | X | X | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 03 - Prova final (individual) |
| X | X | X | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento |
| X | X | X | 1.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2006. |
2 | BES, Pablo et al. Currículo e desafios contemporâneos. Porto Alegre: SAGAH, 2020. |
3 | SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. |
2 | MOREIRA, A. C. B. et al. Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Cornacchia, 2011. |
3 | SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. |
4 | SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. |
5 | SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); NELSON, Cary et al. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação.11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |