Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Josilaine Antunes Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19396

2

40

 

EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo.  Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença.  Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir de contextos escolares.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. 

20

2

Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

 

X

X

X

2.0

A definir

 

 

Avaliação 02 – Seminário

 

X

X

X

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03  - Prova final (individual) 

 

X

X

X

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento

 

X

X

X

1.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2006.

2

BES, Pablo et al. Currículo e desafios contemporâneos. Porto Alegre: SAGAH, 2020.

3

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

2

MOREIRA, A. C. B. et al. Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Cornacchia, 2011.

3

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

4

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); NELSON, Cary et al. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação.11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática