PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras – Português/Inglês |
ESTRUTURA CURRICULAR | |
PROFESSORA | Vanessa Goulart Branco |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
LÍNGUA PORTUGUESA III | 0-19397 | 3º | 04 | 80h |
EMENTA |
Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Significação das construções gramaticais. |
OBJETIVO GERAL |
Perceber as classes de palavras como elementos indissolúveis entre forma e sentido, na construção do sentido dos enunciados linguísticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as classes de palavras como fatores ligados, essencialmente, à elaboração do enunciado. - Estabelecer diferenças entre a classificação morfológica e a função sintática. - Assimilar as noções teóricas básicas sobre a funcionalidade do verbo nos seus diferentes aspectos. - Perceber outras informações além da noção de tempo e modo, no verbo. - Identificar os processos criativos da língua que propiciam maior carga significativa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | 1. As classes gramaticais. A palavra 1.1 As classes de palavras e as suas características: 1.1.1 Áreas da gramática 1.1.2 Modo de significar 1.1.3 Perfil morfossemântico e morfossintático 1.2 Elementos conceituais e afetivos do sentido 1.3 O interrelacionamento das classes no processo de constituição do enunciado.
| 20 | Aula expositiva e dialogada. Recursos de multimídias. Análise de estruturas orais e escritas. |
2 | 2. O verbo 2.1 O sintagma verbal e as categorias verbais
2.1.2 Estrutura da forma verbal – paradigmas das três conjugações 2.2O aspecto verbal 2.3 O tempo, a voz e o modo 2.3.1 Os marcos temporais na frase 2.3.2A articulação do texto e as relações estabelecidas pelo verbo
| 20 | Aula expositiva e dialogada. Exercícios em sala. Avaliação sobre os aspectos verbais. |
3 | 3. Funções morfossemânticas das preposições e interjeições 3.1 As preposições 3.1.1 Preposições introdutoras de argumentos 3.1.2 Não introdutora de argumentos 3.1.3 O sintagma preposicional 3.2 A coesão e o estabelecimento de relações 3.3 As interjeições e o registro da expressividade
| 20 | Aula expositiva e dialogada. Pesquisa na bibliografia indicada. Análise de estruturas escritas. |
4 | 4. A língua e a expressividade 4.1 As palavras na busca do sentido 4.2 A posição da palavra no contexto 4.3 O texto como objeto de interpretação 4.4 O rendimento expressivo das escolhas linguísticas 4.5 As figuras de linguagem
| 20 | Aula expositiva e dialogada. Pesquisa em diferentes autores. Análise de textos em diferentes gêneros. |
| TOTAL DE HORAS | 80 |
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6 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 14 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||
CONHECIMENTOS | Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes | |||||||||
HABILIDADES | Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. | |||||||||
ATITUDES | Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções | |||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização de atividades solicitadas. | |||||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | |||
Sim | Data | |||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³ | Todas | X | X | X | 2,0 |
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Avaliação 02 – Trabalho | 1 | X | X | X | 2,0 |
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Avaliação 03 – Prova | 2 | X | X | X | 2,0 |
| X |
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Avaliação 04 – Prova | 3 | X | X | X | 2,0 |
| X |
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Avaliação 05 – Trabalho | 4 | X | X | X | 2,0 |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | ||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||
1 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. | |||||||||
2 | ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica.11.ed. São Paulo: Ática, 2006. | |||||||||
3 | NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. | |||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||
1 | BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. | |||||||||
2 | ILARI, Rodolfo (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe aberta. São Paulo: Contexto, 2014. | |||||||||
3 | ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2011. | |||||||||
4 | MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli, 1999. | |||||||||
5 | POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem. Passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola 2011. | |||||||||
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OBSERVAÇÕES | ||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |
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