Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

 

CURSO

Letras – Português/Inglês

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSORA

Vanessa Goulart Branco

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

LÍNGUA PORTUGUESA III

0-19397

04

80h

 

EMENTA

Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Significação das construções gramaticais.

OBJETIVO GERAL

Perceber as classes de palavras como elementos indissolúveis entre forma e sentido, na construção do sentido dos enunciados linguísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as classes de palavras como fatores ligados, essencialmente, à elaboração do enunciado.

- Estabelecer diferenças entre a classificação morfológica e a função sintática.

- Assimilar as noções teóricas básicas sobre a funcionalidade do verbo nos seus diferentes aspectos.

- Perceber outras informações além da noção de tempo e modo, no verbo.

- Identificar os processos criativos da língua que propiciam maior carga significativa.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

1. As classes gramaticais. A palavra

1.1 As classes de palavras e as suas características:

1.1.1 Áreas da gramática

1.1.2 Modo de significar

1.1.3 Perfil morfossemântico e morfossintático

1.2 Elementos conceituais e afetivos do sentido

1.3 O interrelacionamento das classes no processo de constituição do enunciado.

 

20                          

Aula expositiva e dialogada. Recursos de multimídias. Análise de estruturas orais e escritas.

2

2. O verbo

2.1 O sintagma verbal e as categorias verbais

      1. Função morfossemântica dos verbos

2.1.2 Estrutura da forma verbal – paradigmas das três conjugações

2.2O aspecto verbal

2.3 O tempo, a voz e o modo

2.3.1 Os marcos temporais na frase

2.3.2A articulação do texto e as relações estabelecidas pelo verbo

 

20

Aula expositiva e dialogada. Exercícios em sala. Avaliação sobre os aspectos verbais.

3

3. Funções morfossemânticas das preposições e interjeições

3.1 As preposições

3.1.1 Preposições introdutoras de argumentos

3.1.2 Não introdutora de argumentos

3.1.3 O sintagma preposicional

3.2 A coesão e o estabelecimento de relações

3.3 As interjeições e o registro da expressividade

 

20

Aula expositiva e dialogada. Pesquisa na bibliografia indicada. Análise de estruturas escritas.

4

4. A língua e a expressividade

4.1 As palavras na busca do sentido

4.2 A posição da palavra no contexto

4.3 O texto como objeto de interpretação

4.4 O rendimento expressivo das escolhas linguísticas

4.5 As figuras de linguagem

 

20

Aula expositiva e dialogada. Pesquisa em diferentes autores. Análise de textos em diferentes gêneros.

 

TOTAL DE HORAS

80

 

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 14 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse.

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes

HABILIDADES

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização de atividades solicitadas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 02 – Trabalho

1

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 03 – Prova

2

X

X

X

2,0

 

X

 

Avaliação 04 – Prova

3

X

X

X

2,0

 

X

 

Avaliação 05 – Trabalho

4

X

X

X

2,0

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

2

ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica.11.ed. São Paulo: Ática, 2006.

3

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

2

ILARI, Rodolfo (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe aberta. São Paulo: Contexto, 2014.

3

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

4

MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli, 1999.

5

POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem. Passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola 2011.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

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