PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Literatura Portuguesa | 0-19399 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Trovadorismo. Camões e o classicismo. Romance romântico. Prosa e a poesia realista. Simbolismo. Conto e poesia de Florbela Espanca. Fernando Pessoa e seus veteranos. Romance contemporâneo. Literatura africana e timorense. |
OBJETIVO GERAL |
Ressaltar a importância do conhecimento e do estudo da Literatura Portuguesa para os estudantes e futuros professores da área de Letras. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Evidenciar o sentimento de saudade, como também a esperança em um futuro grandioso presente nos textos dos (as) autores(as) portugueses. -Destacar nos textos da Literatura Portuguesa a presença do contraste entre um país antigo, agrário e um país que procura se modernizar, como também acompanhar seus vizinhos europeus. - Compreender a importância do conhecimento de textos de autores(as) africanos que têm a língua portuguesa como oficial. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1-Apresentação do Plano de Ensino e o mapeamento das leituras do semestre. 2-A importância do estudo da Literatura Portuguesa. 3-Uma breve explanação sobre Portugal. | 04 |
2 | 2.1- As Cantigas Lírico-Amorosas da idade média portuguesa: Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo. | 10 |
3 | 3. O Humanismo. Conceito e contexto histórico. | 04 |
4 | 4.O Classicismo. Conceito e contexto histórico. | 04 |
5 | 5. O Barroco. Conceito e contexto histórico. | 04 |
6 | 6. Arcadismo. Conceito e contexto histórico. | 04 |
7 | 7.O Romantismo. Conceito e contexto histórico. | 08 |
8 | 8. O Realismo. Conceito e contexto histórico. | 10 |
9 | 9. O Modernismo. Conceito e contexto histórico. | 10 |
10 | 10.Pós-Modernismo. Conceito e contexto histórico. | 22 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias: Aula expositiva e dialogada, trabalho em grupos, estudo dirigido, exibição de filmes e outras modalidades. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Provas escritas, atividades individuais, participação em seminários. | ||||||||
HABILIDADES | Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos em Literatura Portuguesa. | ||||||||
ATITUDES | Produção de conhecimento científico. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Capacidade de raciocínio crítico. Participação em debates e contribuições apresentadas. Saber ser. | ||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | Todas |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 02 |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 03 |
| x | x | x | 3.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 04 |
| x | x | x | 3.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CAGNETI, Sueli de Souza; SILVA, Cleber Fabiano da. Literatura infantil juvenil: diálogos Brasil-África. São Paulo: Autêntica, 2013. |
2 | MACEDO, J.R. História da África. São Paulo: Contexto, 2017. |
3 | SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. São Paulo: Amarilys, 2010. |
2 | MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 28.ed. São Paulo: Cultrix, 1999. |
3 | MOISÉS, M. Literatura portuguesa através dos textos. 30. ed. São Paulo: CULTRIX, 2006. |
4 | ONDJAKI. Bom dia, camaradas. São Paulo: Schwarcz, 2014.. |
5 | PEDROSA, I. Desamparo: romance. São Paulo: Leya, 2016. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |