Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Literatura Portuguesa - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura Portuguesa

0-19399

4

80

 

EMENTA

Trovadorismo. Camões e o classicismo. Romance romântico. Prosa e a poesia realista.

Simbolismo. Conto e poesia de Florbela Espanca. Fernando Pessoa e seus veteranos. Romance

contemporâneo. Literatura africana e timorense.

 

OBJETIVO GERAL

Ressaltar a importância do conhecimento e do estudo da Literatura Portuguesa para os estudantes e futuros professores da área de Letras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Evidenciar o sentimento de saudade, como também a esperança em um futuro grandioso presente nos textos dos (as) autores(as) portugueses. -Destacar nos textos da Literatura Portuguesa a presença do contraste entre um país antigo, agrário e um país que procura se modernizar, como também acompanhar seus vizinhos europeus. - Compreender a importância do conhecimento de textos de autores(as) africanos que têm a língua portuguesa como oficial.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1-Apresentação do Plano de Ensino e o mapeamento das leituras do semestre. 2-A importância do estudo da Literatura Portuguesa. 3-Uma breve explanação sobre Portugal.

04

2

2.1- As Cantigas Lírico-Amorosas da idade média portuguesa: Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo.
2.2- As Cantigas Satíricas da idade média portuguesa:
Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer.
2.3. As Novelas de Cavalaria. Conceito, classificação e contexto histórico.
2.4. Os Cronicões, Os Livros de Linhagem e As Hagiografias.

10

3

3. O Humanismo. Conceito e contexto histórico.
3.1. Os Cronistas: Fernão Lopes, Gomes Eanes e Rui
De Pina.
3.2 A Poesia Palaciana. Conceito e contexto histórico.
3.3- O Teatro Popular de Gil Vicente: contexto histórico e a de importância de seu estudo

04

4

4.O Classicismo. Conceito e contexto histórico.
4.1.Luís Vaz de Camões.
4.2. Os Chamados Poetas Menores.

04

5

5. O Barroco. Conceito e contexto histórico.
5.1. Padre António Vieira.
5.2. Mariana Alcoforado.
5.3.Francisco Rodrigues Lobo

04

6

6. Arcadismo. Conceito e contexto histórico.
6.1. Poetas da Arcádia Lusitana.
6.2.A Nova Arcádia.
6.3.Os Dissidentes.
6.4. Manuel Maria du Bocage.

04

7

7.O Romantismo. Conceito e contexto histórico.
7.1.Origens do Romantismo. Introdução ao Romantismo em Portugal.
7.2.O Primeiro Momento do Romantismo: Almeida
Garret, Alexandre Herculano.
7.3.O Segundo Momento do Romantismo: Camilo Castelo Branco, Soares de Passos.
7.4.O Terceiro Momento do Romantismo: Júlio Dinis,
Manuel Pinheiro Chagas.

08

8

8. O Realismo. Conceito e contexto histórico.
8.1. Origens do Realismo.
8.2. A Questão Coimbrã.
8.3. O Romance Realista e o 8.4.Romance Naturalista:
Eça de Queirós, Fialho de Almeida.
A Poesia: Cesário Verde, Antero de Quental

10

9

9. O Modernismo. Conceito e contexto histórico.
9.1 Teixeira de Pascoaes.
9. O Modernismo. Conceito e contexto histórico.
9.2.O Orfismo: Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro.
9.3.O Neo- Realismo. Conceito e contexto histórico.
9.4.Alves Redol, Fernando Namora, Vergílio Ferreira.

10

10

10.Pós-Modernismo. Conceito e contexto histórico.
10.1.Contemporaneidade.
10.2. Agustina Bessa Luís, Sofia de Mello Brener, José Saramago, António Lobo Antunes, Augusto Abelaira,
Lídia Jorge, Inês Pedrosa.
10.3.Autores Africanos Contemporâneos: Mia Couto, Paulina Chiziani, Luandino Vieira, Pepetela, Ondjaki, José Eduardo Agualusa.

22

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias: Aula expositiva e dialogada, trabalho em grupos, estudo dirigido, exibição de filmes e outras modalidades.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Provas escritas, atividades individuais, participação em seminários.

HABILIDADES

Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos em Literatura Portuguesa.

ATITUDES

Produção de conhecimento científico. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Capacidade de raciocínio crítico. Participação em debates e contribuições apresentadas. Saber ser.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

Todas

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Avaliação 02

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 03

 

x

x

x

3.0

A definir

 

 

Avaliação 04

 

x

x

x

3.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAGNETI, Sueli de Souza; SILVA, Cleber Fabiano da. Literatura infantil juvenil: diálogos Brasil-África. São Paulo: Autêntica, 2013.

2

MACEDO, J.R. História da África. São Paulo: Contexto, 2017.

3

SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. São Paulo: Amarilys, 2010.

2

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 28.ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

3

MOISÉS, M. Literatura portuguesa através dos textos. 30. ed. São Paulo: CULTRIX, 2006.

4

ONDJAKI. Bom dia, camaradas. São Paulo: Schwarcz, 2014..

5

PEDROSA, I. Desamparo: romance. São Paulo: Leya, 2016.

obs:

 

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