PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Práticas Extensionistas | 0-19400 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos sobre a pesquisa, o planejamento, a avaliação e a elaboração de projetos de extensão, a partir das experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em um constante intercâmbio com a sociedade, por meio de ações articuladas à realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema do projeto de extensão escolhido, a partir de pesquisas, leituras e busca por referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 5. Organizar o cronograma de execução dos projetos para o próximo semestre. 6. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 |
| 8 |
2 | 2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências; | 8 |
3 | 3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas; | 12 |
4 | 4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão. | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. | ||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||
OUTRAS | Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Ajustes nos projetos selecionados | 1 | x | x | x | 1.0 | A definir |
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Elaboração dos materiais, pesquisas e referências | 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Organização da execução do projeto, contato com responsáveis, levantamento de dados sobre interesse | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Apresentação do cronograma do projeto e versão final | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. |
2 | SILVEIRA, Daniel da Silva; MORAES, Maritza Costa ( Orgs.). Formação de professores na extensão universitária: contribuições e desafios a prática docente. Rio Grande: Ed. FURG, 2020. |
3 | ZAMBONE, Alessandra Maria Sabatine et al. (org.). A extensão universitária como componente curricular. São Paulo: Metodista, 2022. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
2 | BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. |
3 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
4 | CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. |
5 | FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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