PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Cálculo I | 0-19401 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Limites. Continuidade. Derivadas. Aplicações da derivada. Diferencial. Formas indeterminadas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, buscando a solidificação do conhecimento matemático estudado anteriormente. Buscaremos ainda fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos se tornem ferramenta indispensável no exercício de sua profissão docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Operar corretamente com limites e continuidade; 2. Reconhecer e interpretar problemas envolvendo derivadas; 3. Conceituar diferenciais e aplicá-los na resolução de problemas; 4. Resolver integrais através de técnicas de integração; 5. Interligar sempre que possível o conteúdo estudado, com outras disciplinas do Curso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1 Limites e continuidade | 30 |
2 | 1 . Derivadas | 50 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AED, EI, TG. *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | - | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 | 1 | x |
| x | 4.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 2 | x |
| x | 4.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs:Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 10% da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa). |
Para a atenticação do plano de ensino |