PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Física II | 0-19402 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Energia mecânica. Calor e entropia. Ondas sonoras. Estática e dinâmica dos fluídos. Gravitações e
oscilações. Propriedades moleculares dos gases. |
OBJETIVO GERAL |
O ensino da Física no referido curso deverá fornecer ao aluno: - Conhecimento e compreensão dos fenômenos físicos que ocorrem na natureza. - Dados para a determinação de sua atitude frente aos fenômenos. - Condições para aprimorar sua capacidade de aplicação do raciocínio científico. - Possibilidade de desenvolver técnicas aplicáveis à resolução de problemas que envolvem os fenômenos físicos |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conceituar temperatura; - Caracterizar a dilatação - Definir quantidade de calor - Estabelecer os estados da matéria e explicar o mecanismo das mudanças de estado - Caracterizar as variáveis de estudo de um gás - Identificar os tipos de transferência de calor e caracterizar - Conceituar onda - Interpretar os fenômenos referentes a acústica - Conceituar massa específica ,Lei de Stevin, Princípio de Pascal e Arquimedes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | ENERGIA | 40 |
2 | ONDAS | 10 |
3 | ACÚSTICA | 10 |
4 | FLUIDOS (HIDROSTÁTICA) | 10 |
5 |
| 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Respeito e participação | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa |
|
|
|
| 2 | A definir |
|
| |
Prova 1 |
|
|
|
| 2.5 | A definir | x | A definir | |
Prova 2 |
|
|
|
| 2.5 | A definir | x | A definir | |
Trabalho final |
|
|
|
| 3 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
6 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |