PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Geometria Analítica e Vetorial | 0-19403 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Geometria analítica no plano e no espaço: ponto, reta, circunferência. Estudo de vetores suas
operações e propriedades. Cônicas. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: -Compreender os conceitos de distância entre dois pontos, ponto médio e suas aplicações. -Caracterizar as equações da reta e da circunferência. -Definir, caracterizar e realizar operações com vetores; -Utilizar-se de vetores para caracterizar reta e plano; -Reconhecer cônicas e superfícies quádricas; -Relacionar os conteúdos estudados com outras disciplinas do curso e com aplicações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1.Geometria Analítica: Introdução | 16 |
2 | 2.Reta: | 16 |
3 | 3. Circunferência: | 12 |
4 | 4. Vetores | 16 |
5 | 5. Reta | 08 |
6 | 6. Plano | 04 |
7 | 7. Cônicas e Quádricas | 08 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:-Aulas expositivas e dialogada -Atividades práticas extraclasse. -Dinâmicas de grupos. -Listas de exercícios -Recursos de multimídia -Trabalho individual -Mapeamento conceitual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Participação assidua nas aulas de apoio de matemática. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 | 1,2 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 3,4, | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Avaliação 3 | 5,6,7 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |