Uniplac - Graduação - Matemática - Geometria Analítica e Vetorial - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Geometria Analítica e Vetorial

0-19403

4

80

 

EMENTA

Geometria analítica no plano e no espaço: ponto, reta, circunferência. Estudo de vetores suas

 

operações e propriedades. Cônicas.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: -Compreender os conceitos de distância entre dois pontos, ponto médio e suas aplicações. -Caracterizar as equações da reta e da circunferência. -Definir, caracterizar e realizar operações com vetores; -Utilizar-se de vetores para caracterizar reta e plano; -Reconhecer cônicas e superfícies quádricas; -Relacionar os conteúdos estudados com outras disciplinas do curso e com aplicações.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.Geometria Analítica: Introdução
1.1Plano Cartesiano. Par ordenado.
1.2 Razão de secção
1.3 Ponto Médio
1.4 Distância entre dois pontos
1.5 Baricentro de um triângulo
1.6 Condição de alinhamento entre três pontos

16

2

2.Reta:
2.1Equação geral da reta
2.2 Equação segmentária da reta
2.3 Equação na forma paramétrica
2.4 Equação reduzida
2.5 Coeficiente angular
2.6 Representação gráfica e intersecção entre retas
2.7 Posições relativas entre duas retas: paralelismo e perpendicularismo.
2.8 Distância entre ponto e reta.
2.9 Área de um triângulo conhecendo seus vértices.

16

3

3. Circunferência:
3.1Equação reduzida da circunferência
3.2 Equação geral da circunferência
3.3 Posições de um ponto e uma circunferência
3.4 Posições de uma reta e uma circunferência
3.5 Posições entre duas circunferências

12

4

4. Vetores
4.1 Vetores (Definição)
4.2 Operações com vetores
4.3 Vetores no plano e no espaço
4.4 Produto Escalar
4.5 Ângulo de dois Vetores
4.6 Produto Vetorial
4.7 Produto Misto

16

5

5. Reta
5.1 Equações da Reta
5.2 Ângulos entre duas Retas

08

6

6. Plano
6.1 Equações do Plano
6.2 Ângulos

04

7

7. Cônicas e Quádricas

08

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais de Atividade Prática Extraclasse.

 

Estratégias:-Aulas expositivas e dialogada -Atividades práticas extraclasse. -Dinâmicas de grupos. -Listas de exercícios -Recursos de multimídia -Trabalho individual -Mapeamento conceitual

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação assidua nas aulas de apoio de matemática.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

 

 

Avaliação 1

1,2

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação 2

3,4,

x

x

x

2

A definir

 

 

Avaliação 3

5,6,7

x

x

x

3

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOULOS, Paulo. CAMARGO, Ivan de. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. Número de chamada: 516.3 B763g

2

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, 7: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual  Ltda, 1993. Número de chamada: 510 I22f

3

WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Education, 2011.  Número de chamada: 516.3 W784v                                                                                                                         

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DOLCE, Oswaldo e POMPEO, José. Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. 2.reimp. São Paulo: Atual Ltda, 1993.             Número de chamada: 510 D662f

2

LIMA, Elon Lages, Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios: geometria analítica, vetores e transformações geométricas. 6. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013.   Número de chamada: 516.3 L732c

3

SANTOS, Fabiano José dos; FERREIRA, Silvimar Fábio. Geometria analítica. Porto Alegre: ArtMed, 2009. 1 Recurso online. 

4

SILVA, Cristiane da; MEDEIROS, Everton Coelho. Geometria analítica. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 Recurso online. 

5

STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Número de chamada:  512.5 S897a                                                                                                          

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática