PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Josilaine Antunes Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Currículos e Saberes | 0-19404 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo. Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença. Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir dos contextos escolares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. | 20 |
2 | Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. | ||||||||
HABILIDADES | Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. | ||||||||
OUTRAS | A avaliação será diagnóstica e formativa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa |
|
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
|
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 02 – Seminário |
|
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 03 - Prova final (individual) |
|
|
|
| 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento |
|
|
|
| 1.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 | MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas: Papirus, 2011. Número de chamada: 375 C976 | |
3 | SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998. 275 p. ISBN 857307313-6. | |
4 | SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. Número de chamada: 375.001 S267s
| |
5 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |