Uniplac - Graduação - Matemática - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19405

2

40

 

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos sobre a pesquisa, o planejamento, a avaliação e a elaboração de projetos de extensão, a partir das experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em um constante intercâmbio com a sociedade, por meio de ações articuladas à realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema do projeto de extensão escolhido, a partir de pesquisas, leituras e busca por referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 5. Organizar o cronograma de execução dos projetos para o próximo semestre. 6. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo;
1.2 Apresentação e discussão dos projetos produzidos no semestre anterior;
1.3 Avaliação e revisão dos projetos selecionados;
1.4 Definição dos grupos de trabalho.

8

2

2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências;
2.2 Leitura de artigos, textos e referências exitosas, em projetos de práticas extensionistas.

8

3

3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas;
3.2 Elaboração de materiais a serem utilizados na execução dos trabalhos;
3.3 Definição dos locais para o desenvolvimento das ações;
3.3 Organização do cronograma de trabalho para o próximo semestre.

12

4

4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão.

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 - Ajustes nos projetos selecionados

1

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 2 - Elaboração dos materiais, pesquisas e referências

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 3 - Organização da execução do projeto, contato com responsáveis, levantamento de dados sobre interesse

3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 4 - Apresentação do cronograma do projeto e versão final

1, 2, 3, 4

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online

2

SILVEIRA, Daniel da Silva; MORAES, Maritza Costa ( Orgs.). Formação de professores na extensão universitária: contribuições e desafios a prática docente. Rio Grande: Ed. FURG, 2020. v. 7 – Acesso: https://ead-tec.furg.br/repositorio/livros

3

ZAMBONE, Alessandra Maria Sabatine; TIMM, Edgar Zanini ; OLIVEIRA; José Aparecido de. A extensão universitária como componente curricular. 2º ed. São Paulo: Editora Metodista; 2022. E-Book Kindle

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 Recurso online

2

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. Número de chamada: 001.42 B277f

3

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

4

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. Número de chamada: 001.42 C923i. 1 Recurso online.

5

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. Número de chamada: 370.1 F866e

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