PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Práticas Extensionistas | 0-19405 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos sobre a pesquisa, o planejamento, a avaliação e a elaboração de projetos de extensão, a partir das experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade, em um constante intercâmbio com a sociedade, por meio de ações articuladas à realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Capacitar os estudantes para a prática extensionista, promovendo o envolvimento com a comunidade, por meio da análise, revisão e finalização de projetos de extensão iniciados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema do projeto de extensão escolhido, a partir de pesquisas, leituras e busca por referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; 5. Organizar o cronograma de execução dos projetos para o próximo semestre. 6. Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1.1 Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo; | 8 |
2 | 2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências; | 8 |
3 | 3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas; | 12 |
4 | 4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão. | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. | ||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||
OUTRAS | Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 - Ajustes nos projetos selecionados | 1 | x | x | x | 1.0 | A definir |
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Avaliação 2 - Elaboração dos materiais, pesquisas e referências | 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação Integrativa | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 3 - Organização da execução do projeto, contato com responsáveis, levantamento de dados sobre interesse | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 4 - Apresentação do cronograma do projeto e versão final | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |