Uniplac - Graduação - Odontologia - Patologia Bucal - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia Par052/22

PROFESSOR

Iara Fiorentin Comunello Subtil


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Patologia Bucal

0-19413

4

80


EMENTA

Periapicopatias. Cistos odontogênicos. Cistos não odontogênicos. Patologia óssea. Displasias.

Tumores benignos. Lesões pré-malignas. Tumores malignos. Carcinoma espinocelular. Defeitos

de desenvolvimento da região maxilofacial e oral. Alterações ósseas, dentárias e de tecidos

moles. Histopatologia da cárie. Pulpites. Patologia do periodonto. Patologia do conjuntivo.

Osteomielites. Patologia das glândulas salivares.


OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno de odontologia para o diagnóstico das principais doenças bucais, abordando os aspectos histopatológicos, etiologia, evolução, fisiopatologia e características clínico-radiográficas de interesse para auxiliar no diagnóstico histopatológico, além de contribuir para formação integral do aluno, estimulando as reações, a iniciativa, a proatividade e a responsabilidade, com vistas a ajustá-lo ao perfil de um profissional de Odontologia competente e ético, técnica e cientificamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Inter-relacionar dados clínicos, imaginológicos e histopatológicos, estudados nas disciplinas de Patologia Geral, Histologia Buco-Dental, Estomatologia, Radiologia, Terapêutica, Cirurgia, bem como em demais disciplinas afins à área do diagnóstico bucal; Estar aptos a indicar a realização de biópsias incisionais e excisionais de doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular, bem como reconhecer os métodos de processamento laboratorial do material biopsiado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I
Métodos de diagnóstico em Patologia

Conteúdos:

• Introdução ao diagnóstico bucal.
• Conhecer métodos clínicos e laboratoriais de diagnóstico em Patologia
• Conteúdo: Biópsia; Citologia Esfoliativa

4

2

Unidade II
Defeitos do Desenvolvimento da Região Oral e Maxilofacial

Conteúdos:

• Conhecer os diferentes defeitos do desenvolvimento da região oral e maxilofacial.
• Conteúdos: Grânulos de fordyce, leucodema, língua fissurada, língua pilosa, varicosidades lingual, Microglossia, Macroglossia, Anquiloglossia, tireoide lingual, hiperplasia coronoide, hiperplasia condilar, hipoplasia condilar, côndilo bífido, exostoses, tórus palatino, tórus mandibular, síndrome de eagle, defeito de stafne.

4

3

Unidade III
Principais processos de destruição dentária

Conteúdos:

• Conhecer e identificar os processos de perdas dentária
•Cárie dental; Perda da estrutura dentária após o desenvolvimento; reabsorção interna e externa

2

4

Unidade IV
Periapicopatias

Conteúdos:

• Identificar as periapicopatias agudas e crônicas e suas possíveis implicações
• Conteúdo: Pericementite; Abcessos periapicais; Granuloma periapical; Cisto periapical; Celulite facial.

2

5

Unidade V
Doenças da polpa

Conteúdos:

• Identificar as pulpopatias e suas possíveis implicações.
• Conteúdo: Pulpite Aguda Crônica; Pulpite Hirperplásica; Calcificações Pulpares

2

6

Unidade VI
Tumores Benignos dos tecidos moles

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese dos tumores de tecido mole da cavidade bucal;
• Conhecer os principais tumores de tecido mole da cavidade bucal;
• Distinguir os tumores entre si e outras doenças semelhantes;
• Relacionar os aspectos clínicos e radiográficos dessas entidades com suas características histopatológicas;
• Conhecer o comportamento biológico dos tumores, com vistas ao tratamento, prognóstico e proservação;
• Conteúdo: Fibroma traumático, hirperplasia Fibrosa Inflamatória, Hiperplasia papilomatosa inflamatória; Granuloma Piogênico; Lesão Periférica de Células Gigantes; Fibroma Ossificante Periférico; Neoplasias Benignas (Lipoma; Neurofibroma; Neurofibromatose tipo 1; Tumor de Células Granulares; Hemangioma; Linfangioma).

4

7

Unidade VII
Cistos e pseudocistos da cavidade bucal

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese dos cistos que acometem dos ossos maxilares e tecidos moles da cavidade bucal;
• Conhecer os principais cistos que acometem dos ossos maxilares e tecidos moles da cavidade bucal;
• Distinguir os cistos entre si e entre outras doenças de características semelhantes;
• Relacionar aspectos clínicos e radiográficos dessas entidades com suas características histopatológica;
• Conhecer o comportamento biológico dos cistos, com vistas ao tratamento, prognóstico e proservação.
• Conteúdo: Cistos odontogênicos: (Cisto Dentígero; Cisto de erupção; Ceratocisto Odontogênico; Cisto Odontogênico Ortoceratinizado Síndrome do Carcinoma nevoide basocelular; Cisto Odontogênico Calcificante; Cisto Periodontal Lateral); Cisto gengival (alveolar) do récem-nascido; Cisto gengival do adult0. Pseudocistos: (Cistos do recém-nascido; Cisto Nasolabial; Cisto do ducto nasopalatino; Cisto Epidermóide/Dermóide; Cisto Linfoepitelial oral); Cisto ósseo simples; Cisto ósseo aneurismático.

6

8

Unidade VIII
Tumores benignos dos maxilares

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese dos tumores benignos odontogênicos e não odontogênicos dos maxilares;
• Conhecer os principais tumores benignos dos maxilares;
• Distinguir os tumores entre si e entre outras doenças de características semelhantes;
• Relacionar os aspectos clínicos e radiográficos dessas entidades com as suas características histopatológicas;
• Conhecer o comportamento biológico dos tumores, com vistas ao tratamento, prognósticos e proservação.
• Conteúdo: Tumores Odontogênicos (Ameloblastoma – Ameloblastoma intraósseo sólido; Ameloblastoma unicístico; Ameloblastoma periférico; Ameloblastoma maligno e carcinoma ameloblástico; Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante ou Tumor de Pindborg; Tumor Odontogênico Adenomatoíde; Fibroma odontogênico centra; Fibroma odontogênico periférico;; Odontoma; Mixoma; Cementoblastoma (pag 610);. Tumores não odontogênicos: Lesões de Células Gigantes e Osteoma.

8

9

Unidade IX
Doenças Infecciosas

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das doenças infecciosas da cavidade bucal;
• Conhecer as principais doenças infecciosas da cavidade bucal;
• Relacionar os aspectos clínicos e radiográficos dessas entidades com suas características histopatológicas;
• Conhecer o comportamento biológico dos tumores, com vistas ao tratamento, prognóstico e proservação;
• Conteúdo: Infecções Bacterianas (Sífilis; Tuberculose; Actinomicose); Infecções Fúgicas (Candidíases; Paracoccidioidomicose; Histoplasmose); Infecções Virais (Herpes Simples; Herpes Zoster; Enteroviroses; Mononucleose Infecciosa; Vírus do Papiloma Vírus).

6

10

Unidade X
Doenças Epiteliais

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais lesões cancerizáveis e do câncer da cavidade bucal
• Conhecer as principais lesões cancerizáveis e o carcinoma epidermóide de boca;
• Distinguir as doenças entre si e entre outras doenças de características semelhantes;
• Relacionar os aspectos clínicos dessas entidades com suas características histopatológicas;
• Conhecer o comportamento biológico das principais lesões cancerizáveis e do câncer da cavidade bucal, com vistas ao tratamento, prognóstico;
• Sequelas do tratamento oncológico: sequelas cirúrgicas, quimioterapia e radioterapia.
• Conteúdo: Queilite Actínica; Estomatite Nicotínica; Leucoplasia; Eritroplasia; Carcinoma Epidermóide; Carcinoma Basocelular; Carcinoma Verrucoso; Ceratoacantoma.

4

11

Unidade XI
Lesões Fibro-Ósseas

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais lesões Fibro-ósseas dos maxilares;
• Conhecer as principais lesões fibro-ósseas dos maxilares;
• Distinguir as doenças entre si e entre outras doenças de caracterísricas semelhantes;
• Relacionar os aspectos clínicos dessas entidades com suas características histopatológicas;
• Conhecer o comportamento biológico das principais lesões fibro-ósseas dos maxilares com vistas ao tratamento e prognóstico.
• Conteúdo: Displasia Fibrosa; Displasia Óssea; Fibroma Ossificante

2

12

Unidade XII
Osteomielites dos Maxilares

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais Osteomielite dos Maxilares;
• Conhecer as principais osteomielite dos maxilares;
• Distinguir as doenças entre si e outras doenças de características semelhantes;
• Conhecer o comportamento biológico das principais osteomielite dos maxilates com vistas ao tratamento e prognóstico.
• Conteúdo: Osteomielites supurativas aguda, crônica e crônica agudizada; Osteomielite induzida por medicamentos e Osteorradionecrose.

2

13

Unidade XIII
Doenças imunomediadas

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais doenças imunomediadas da mucosa bucal;
• Conhecer as principais doenças imunomediadas da mucosa bucal;
• Distinguir as doenças entre si e entre outras doenças de características semelhantes;
• Conhecer o comportamento biológico das principais doenças imunomediadas da mucosa bucal com vistas ao tratamento e prognóstico;
• Relacionar as doenças bucais com as alterações dermatológicas;
• Conteúdo: Úlceras Aftosas Recorrentes; Líquen Plano; Pênfigo e Penfigóide; Eritema Multiforme; Lupus Eritematoso.

4

14

Unidade XIV
Doenças das Glândulas salivares

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais doenças das glândulas salivares;
• Conhecer as principais doenças das glândulas salivares;
• Distinguir as doenças entre si e outras doenças de características semelhantes;
• Conhecer o comportamento biológico das principais doenças das glândulas salivares com vistas ao tratamento e prognóstico.
• Conteúdo: Mucocele e Rânula; Cisto de Retenção de Muco; Sialolitíase; Sialodenite; Síndrome de Sjogren; Tumores das glândulas salivares (Adenoma Pleomórfico; Tumor de Warthin; Carcinoma Mucoepidermóide; Carcinoma Ex-Adenoma Pleomórfico; Carcinoma Adenóide Cístico; Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau de Malignidade).

6

15

Unidade XV
Lesões pigmentadas

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais doenças pigmentadas da mucosal oral;
• Conhecer as principais doenças pigmentadas da mucosa oral;
• Distinguir as doenças entre si e outras doenças de características semelhantes;
• Conhecer o comportamento biológico das principais doenças pigmentadas da mucosa oral com vistas ao tratamento e prognóstico.
• Conteúdo: Mácula melanótica bucal, Melanose do fumante, Melanose racial, Melanose medicamentosa, Nevo melanocítico, Melanoma, Tatuagem por Amálgama e outras pigmentações exógenas.

4

16

Unidade XVI
Neoplasias Malignas dos maxilares

Conteúdos:

• Conhecer a etiopatogênese das principais neoplasias malignas dos maxilares;
• Conhecer as principais neoplasia malignas dos maxilares;
• Distinguir as doenças entre si e outras doenças de características semelhantes;
• Conhecer o comportamento biológico das principais neoplasias malignas dos maxilares com vistas ao tratamento e prognóstico.
• Conhecer: Osteossarcoma; Condrossarcoma, Sarcoma de Ewing; Linfoma de Burkitt, Tumores Metastáticos dos maxilares.

2

 

TOTAL DE HORAS

62 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estratégias: 1) Metodologia de Ensino A disciplina de Patologia Bucal será trabalhada com metodologia ativas de ensino-aprendizagem, tendo na relação professor/estudante a construção ativa do processo de ensino- aprendizagem. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Nesta disciplina, o estímulo para a aprendizagem é uma representação da realidade (problemas de papel, periódicos, gravuras, relato de casos e outros) previamente construída pela professora responsável pela disciplina e o foco da atividade é educacional. A discussão e análise da situação-problema possibilita ao estudante mobilizar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras na busca de referência teóricas de forma integrada e articulada, para a realização do desempenho relacionado à tarefa para o semestre. Considerações importantes: - O horário de início da aula será rigorosamente obedecido. - A interrupção das explicações, para observações e perguntas, será permitida e desejada, desde que com objetivos técnico-científicos. - Eventualmente, por questões técnicas e de calendário acadêmico da UNIPLAC, o local e o período das aulas teóricas, poderá ser mudado, desde que comunicado previamente ao grupo ou ao representante de turma, em tempo hábil. a) FREQUÊNCIA: O registro da frequência será computado a partir do cumprimento das atividades propostas (síncrona ou assíncrona) em cada aula. b) AVALIAÇÃO: A avaliação de ensino e aprendizagem se dá num processo dialético, oportunizando a regulação do currículo real ao nível de quem ensina e de quem aprende, daí se parte integrante de todo o processo de ensino e aprendizagem, permitindo uma análise qualitativa e quantitativa deste processo. A avaliação formativa ou reguladora possibilita identificar fortalezas e fragilidades dos processos, visando a busca da superação. A avaliação somativa tem o propósito de definição da progressão do estudante no decorres do semestre. Para acompanhar e avaliar o desenvolvimento do estudante nos aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo, há instrumentos formativos e somativos, atendendo a disciplina de Patologia Bucal. Na disciplina será utilizada os instrumentos: Exercício de Avaliação de Desempenho do Estudante (EAD), o Exercício de Avaliação Cognitiva (EAC). Considerações importantes: - A interpretação das questões faz parte da prova. - Os alunos devem se expressar na língua portuguesa oficial, culta, utilizando termos técnicos adequados. Avaliação Teórica A1 0,5 ponto Avaliação Desempenho A1 1,75 Avaliação Teórica A2 0,5 ponto Avaliação Desempenho A2 1,75 Avaliação Teórica A3 0,5 ponto Avaliação Desempenho A3 1,75 Avaliação Teórica A4 0,5 ponto Avaliação Desempenho A4 1,75 Integrativa 1,0 2) Avaliação de recuperação prova teórica: - Os alunos com frequência suficiente terão o direito a duas provas de recuperação teórica de acordo com o cronograma da disciplina. Será considerada a nota maior Nova avaliação: - No caso de impossibilidade de realização das avaliações(ões) teórica(s) na(s) data(s) previamente estabelecida(s), o aluno deverá justificar sua impossibilidade POR ESCRITO, em documentação encaminhado à disciplina de Patologia Bucal e devidamente protocolado. Tal documento terá seu mérito analisado pelo professor da disciplina e, se necessário, o caso será levado para discussão junto ao colegiado do Curso de Graduação em Odontologia, que irão deferir ou não a solicitação realizada pelo aluno. Em caso de deferimento, a data e o horário para realização da(s) prova(s) de segunda chamada será combinado com o aluno.

HABILIDADES

Competências e Habilidades Gerais dos Acadêmicos • Os acadêmicos devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, diagnóstico precoce e promoção de saúde em pacientes de risco ao desenvolvimento de doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular; • Os acadêmicos devem ter conhecimento dos aspectos histopatológicos das diversas doenças bucais e do complexo maxilo-mandibular, bem como o entendimento com relação a sua etiologia, evolução e fisiopatologia; • Os acadêmicos devem estar aptos ao diagnóstico clínico, imaginológicos e histopatológico de doenças bucais e do complexo maxila-mandibular; • Os acadêmicos devem estar aptos a estabelecer prognósticos de doenças bucais e do complexo maxila-mandibular bem como propor tratamentos e reabilitação de pacientes portadores de tais doenças; • Os acadêmicos devem estar habilitados a utilização de expressões e termos técnicos adequados, de acordo com as normas da Língua Portuguesa, respeitando parâmetros de ética e confidencialidade; • Os acadêmicos devem estar preparados para aprender de maneira contínua, buscando informações em meios confiáveis de divulgação científicas;

ATITUDES

Considerações importantes: a) A nota mínima do semestre para aprovação é 7,0 (sete). b) A frequência mínima é de 75% do total de aulas. c) As notas finais e definitivas serão arredondadas utilizando-se o sistema de arredondamento preconizado pela UNIPLAC. d) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente. e) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente. f) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino/aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente. g) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente. h) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz. i) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino. j) Casos omissos serão resolvidos mediante observância da legislação vigente na UNIPLAC.

OUTRAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS EVENTUALMENTE, POR QUESTÕES TÉCNICAS, O AMBIENTE VIRTUAL E O HORÁRIO DAS ATIVIDADES DA DISCIPLINA PODERÃO SER ALTERADOS, DESDE QUE COMUNICADO PREVIAMENTE À TURMA, EM TEMPO HÁBIL. AO LONGO DO SEMESTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PODERÃO SER ADAPTADAS DE FORMA A INCREMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Desempenho A1

I, II, III, IV, V

1.80

06/03/2024

Avaliação Teórica A1

I, II, III, IV, V

0.5

06/03/2024

Avaliação Desempenho A2

VI, VII, VIII

1.80

10/04/2024

Avaliação Teórica A2

VI, VII, VIII

0.5

10/04/2024

x

30/04/2024

Avaliação Desempenho A3

IX, X, XI, XII, XIII

1.70

28/05/2024

Avaliação Teórica A3

IX, X, XI, XII, XIII

0.5

28/05/2024

Avaliação Desempenho A4

XIV, XV, XVI

1.70

25/06/2024

Avaliação Teórica A4

XIV, XV, XVI

0.5

25/06/2024

x

26/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

REGEZI, Joseph A.; SCIUBBA, James J.; JORDAN, Richard C. K. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 390 p. ISBN 978-85-352-4858-6.

2

SHAFER, William G.; HINE, Maynard K.; LEVY, Barnet M. Tratado de patologia bucal. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. 837p ISBN 85-201-0215-X.

3

TOMMASI, Antonio Fernando. Diagnóstico em patologia bucal. 2.ed. São Paulo: Pancast, 2000. 664 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CASTRO, Acyr Lima de. Estomatologia. 3.ed. São Paulo: Santos, 2000. 235 p. 22438 ISBN 8572880828

2

NEVILLE, Brad W et al. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788595151390.

3

REICHART, Peter A.; PHILIPSEN, Hans Peter. Patologia bucal. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 284 p. (Coleção artmed de atlas coloridos de odontologia). ISBN 85-7307-560-0.

4

SCULLY, Crispian. Medicina oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Churchill Livingstone, 2009. ISBN 9788535231236.

5

NANCI, Antonio. Ten cate histologia oral: desenvolvimento, estrutura e função. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 344 p. ISBN 978-85-352-9148-3.

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