Uniplac - Graduação - Pedagogia - Psicologia da Aprendizagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Pedro Gasparin, Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Aprendizagem

0-19421

4

80


EMENTA

Teorias contemporâneas da aprendizagem. Construtivismo e sociointeracionismo. Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o entendimento das teorias interacionistas de aprendizagem, levando as acadêmicas a perceberem a relevância desses estudos para a educação contemporânea.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender como se dá a aprendizagem numa abordagem construtivista, concebendo-a a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget. -Internalizar os pressupostos da abordagem sociointeracionista, a partir da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky. - Relacionar os processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento em Piaget e Vygotsky, desenvolvendo habilidades na mediação da aprendizagem. - Conhecer pressupostos teóricos contemporâneos acerca da aprendizagem humana.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construtivismo

1.1 Epistemologia Genética – Jean Piaget
1.1.1 Teoria da Equilibração: Assimilação; Acomodação; Perturbação.


1.2 Implicações Educacionais

20

2

Sociointeracionismo

2.1 Psicologia Histórico-Cultural – L. S. Vygotsky
2.1.1 Zona de Desenvolvimento Proximal/Iminente
2.1.2 Funções Psicológicas

2.2 Implicações Educacionais

20

3

Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento.

3.1 Linguagem e pensamento em Piaget
3.2 Linguagem e pensamento em Vygotsky
3.3 Aproximações e distanciamentos entre o construtivismo e o sociointeracionismo

20

4

Teorias contemporâneas da aprendizagem.

4.1 Cognição e Educação
4.2 Cérebro, desenvolvimento e Educação
4.3 Desenvolvimento do pensamento e instrumentos culturais
4.4 Psicopedagogia da Capacidade Atencional

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositiva dialogada Documentários Estudos de Texto Mapa-mental Microaula Mini escrito Tempestade Cerebral Problematização Produção textual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky.

HABILIDADES

Capacidade de Mediar a aprendizagem na Zona de Desenvolvimento Proximal/Iminente

ATITUDES

Postura que valorize os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como seu contexto social.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Mapa Mental + Mini escrito

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Mapa Mental + Mini escrito

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Micro-aula

3.0

A definir

Produção Textual

3 e 4

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PALANGANA,Isilda Campaner. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky:a relevância do social. Summus

2

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6.ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1993. 212 p. (Psicologia E Pedagogia) 7 ISBN 85-336-0172-7

3

VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. 228 p. (Coleção educação crítica). ISBN 9788527400466.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995.Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341 Número de Chamada: 371.13 G125b

2

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.

3

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

4

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001.

5

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Vozes, 1989.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática