PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Literatura Infanto Juvenil |
0-19422 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea. Literatura infanto-juvenil catarinense. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar os acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre o significado do ensino de literatura na formação de leitores, a partir da leitura de ficção, na perspectiva de ampliação do imaginário infanto-juvenil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Interagir com a Literatura Infantil, visando à prática docente. - Fazer-se leitor criador, recriador, crítico e contestador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A Tradição Oral na Literatura |
14 |
2 |
Literatura Infanto juvenil Brasileira |
14 |
3 |
Autores Catarinenses Literatura Infanto Juvenil |
8 |
4 |
Seminário |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Contação de histórias. Leituras. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais. Seminários. |
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HABILIDADES |
Pontualidade. Frequência às aulas, bem como às atividades programadas. Postura civilizada. Atitude ética para com o professor e colegas. Atuação individual e em grupo. Participação solidária. Iniciativa. Criatividade. Saber ser. |
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ATITUDES |
Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos. Saber fazer. |
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OUTRAS |
Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Formas de Avaliação Contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Avaliação 01 - Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 - Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Participação |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 04 - Oral |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 366 p. (Literatura e teoria literária). ISBN 852190069-4. |
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2 |
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310 |
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3 |
ZILBERMAN, Regina; CADEMARTORI, Lígia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 160 p. (Ensaios) 11247 ISBN 8508004869 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
COLMER, Teresa. Introdução a literatura infantil e juvenil atual. São Paulo, Global; 2017 |
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2 |
GALIARDI, Eliana. Contos de fadas. São Paulo: FTD, 2001 |
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3 |
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410 |
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4 |
GREGORIM FILHO, A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. 2011 |
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5 |
SILVA, Danusia. Representação da criança nas obras de Maria de Lourdes e Werner Zotz, 2003. |
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obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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