Uniplac - Graduação - Pedagogia - Literatura Infanto Juvenil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura Infanto Juvenil

0-19422

2

40


EMENTA

Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea.

Literatura infanto-juvenil catarinense.


OBJETIVO GERAL

Fundamentar os acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre o significado do ensino de literatura na formação de leitores, a partir da leitura de ficção, na perspectiva de ampliação do imaginário infanto-juvenil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Interagir com a Literatura Infantil, visando à prática docente. - Fazer-se leitor criador, recriador, crítico e contestador.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A Tradição Oral na Literatura
Mitos e lendas do mundo e do Brasil
Conto maravilhoso
Os contos de Perrault, Andersen e Grimm
Contos e encantos dos quatros cantos do mundo CD Rom – Cleo Busatto
Contar histórias: uma arte
Gêneros da tradição oral: a Fábula

14

2

Literatura Infanto juvenil Brasileira
Monteiro Lobato: iniciador da literatura infantil brasileira
Autores nacionais contemporâneos e suas obras

14

3

Autores Catarinenses Literatura Infanto Juvenil

8

4

Seminário
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed.
São Paulo: Pioneira, 1991.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Contação de histórias. Leituras. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais. Seminários.

HABILIDADES

Pontualidade. Frequência às aulas, bem como às atividades programadas. Postura civilizada. Atitude ética para com o professor e colegas. Atuação individual e em grupo. Participação solidária. Iniciativa. Criatividade. Saber ser.

ATITUDES

Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos. Saber fazer.

OUTRAS

Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Formas de Avaliação Contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01 - Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 - Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Participação

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04 - Oral

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 366 p. (Literatura e teoria literária). ISBN 852190069-4.

2

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310

3

ZILBERMAN, Regina; CADEMARTORI, Lígia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 160 p. (Ensaios) 11247 ISBN 8508004869


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COLMER, Teresa. Introdução a literatura infantil e juvenil atual. São Paulo, Global; 2017

2

GALIARDI, Eliana. Contos de fadas. São Paulo: FTD, 2001

3

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410

4

GREGORIM FILHO, A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. 2011

5

SILVA, Danusia. Representação da criança nas obras de Maria de Lourdes e Werner Zotz, 2003.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

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