Uniplac - Graduação - Pedagogia - Tecnologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Arlene Aparecida de Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologia da Educação

0-19425

2

40


EMENTA

Informática e educação. Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação.


OBJETIVO GERAL

-Desenvolver reflexões sobre o papel das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educacional/sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Desenvolver reflexões teórico – metodológicas sobre a informática / linguagens digitais na educação; -Analisar o papel das tecnologias digitais de informação e as possibilidades de aplicabilidade na sala de aula; - Desenvolver propostas pedagógicas com o uso de diversos recursos tecnológicos para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
1.1 Informática: infraestrutura técnica do virtual
1.2 Tecnologias da inteligência
1.3 Ensino e aprendizagem em contextos digitais
1.4 Implicações da cibercultura na educação

15

2

2 SALA DE AULA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2.1 As tecnologias e a aplicação na sala de aula
2.2 Formação docente e a nova relação com o saber
2.3 Jogos no campo do saber e da estética

 

TOTAL DE HORAS

15 h


Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto e de Webinar; Trabalho Individualizado. Fórum.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será de acordo com os processos previstos nas Unidades.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta previstas nas Unidades bem como a capacidade de estabelecer relação reflexiva entre as contribuições teóricas e metodológicas de acordo com a realidade da sala de aula.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação nas diferentes ambientações de aprendizagem.

OUTRAS

Compromisso com as questões educacionais que envolvem a formação integral dos estudantes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Atividade 1

Unidade 1

x

x

x

2.9

A definir

Atividade 2

Unidade 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação Final

x

x

x

5.1

A definir

x

15/04/2024

Recuperação online

x

x

x

1.9

A definir

Integrativa

x

x

x

1.0

24/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2.

2

LEVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. 260 p. (Coleção-trans). ISBN 978-85-7326-126-4.

3

SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788522127276.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion; BARRETO, Flávia de Oliveira Champion. Educação inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 1. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536510231.

2

COSTA, Marisa Vorraber Costa. A educação na cultura da mídia e do consumo. Ed. Lamparina, 2009

3

Santaella, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

4

SANTA CATARINA, Governo do Estado. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino do Território Catarinense. Estado de Santa Catarina, Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-%20territorio-catarinense/1620-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc/file

5

FUZA, Ângela Francine; Flávia MIRANDA, Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 25 e 250009, 2020, p. 1-26.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática