Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, Andressa Alano Alves


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização I

0-19426

4

80


EMENTA

Metodologias de alfabetização e fundamentos da numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar compreensão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e constru-Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. -Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais.  Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares.ção do número na educação básica. -Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais.  Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Metodologia de Alfabetização Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento.
1.2. Método e metodologia
1.3 Análise dos métodos de Alfabetização.
1.4 Projeto didático para o trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
1.5 Programas e projetos de alfabetização atuais.
1.6 A persistência de dilemas: prontidão para a alfabetização e cartilhas de alfabetização.

40

2

2. Construção do Número.
2.1 A construção do Número, invenções e convenções.
2.2 Fontes históricas e cotidianas da construção do conceito de número.
2.3 Sistemas de Numeração Decimal.
2.3.1 Número e contagem
2.3.2 Valor Posicional do sistema de numeração.
2.4 Operações Básicas do Sistema Decimal
2.5 Operações Numéricas; adição e subtração.
2.5.1 Operações numéricas; multiplicação e divisão. Grandezas e medidas 2.5.2 Origem histórica dos sistemas de medidas 
2.5.3 Relações de grandezas e medidas;
2.5.4 Identificação e comparação de grandezas; Espaço e forma
2.6 Relações espaciais e das formas geométricas.
2.6.1 Construção de figuras geométricas espaciais e planas.
2.7 O jogo e aprendizagem de noções matemáticas.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Leitura de textos e slides; Debates no fórum (AVA); Links de vídeos expositivos; Resenhas; Produção de vídeos;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética.

OUTRAS

Acesso ao AVA periodicamente.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova escrita

5.1

A definir

x

A definir

Avaliação on line

1.9

A definir

x

A definir

Integrativa

1.0

A definir

Numeralização

1.0

A definir

Alfabetização

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PIAGET, Jean. A gênese do número na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p 17410

2

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8.

3

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KAMII, Constance; DECLARK, Geórgia. Reinventando á aritmética: implicações da teoria de piaget. 16. ed. Campinas: Papirus, 2001. 308 p. ISBN 85-308-0117-2.

2

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2010. 1 recurso online. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551301463.

3

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. 300 p. ( Biblioteca Artmed). ISBN 9788573075724.

4

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005.

5

SMOLE, Kátia Stocco; MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788563899842.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática