Uniplac - Graduação - Pedagogia - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19429

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade.

Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Promover discussão crítica sobre o papel da didática no contexto das ciências da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conhecer os pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática. b) Identificar as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; c) Compreender a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; d) Estudar as principais propostas pedagógicas; e) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e na prática de ensino


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é didática. Tendências Pedagógicas.

20

2

Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aulas on-line pela Plataforma do Ead.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Unidade 01: Atividade

Produção Textual

x

x

x

A definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341.

2

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1

3

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MOYSÉS, Lúcia Maria M.; RODRIGUES, Lídice Fróes; GARCIA, Regina Leite; ROCHA, Heloisa Beatriz S.; ALVES, Neila Guimarães; FERRAÇO, Carlos Eduardo; AQUINO, Léa Maria G. T. de. O cotidiano do livro didático. São Paulo: Cortez Editora, 1987. 64 p. (Cadernos Cedes) 13648

2

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 114 p. ISBN 85-326-0093-X.

3

PENTEADO, José de Arruda. Didática e prática de ensino: uma introdução crítica. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1979. 248 p.:il 5435

4

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8

5

GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. (Coleção Magistério, Formação E Trabalho Pedagógico) 5077 ISBN 85 3080268-3

6

COMÉNIO. Didáctica magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática