Uniplac - Graduação - Serviço Social - Fundamentos Sócio Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Wander Galvão Lopes Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos Sócio Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I

0-19431

4

80


EMENTA

Emergência e institucionalização do serviço social no Brasil de 1930 a 1950. Serviço social do pós-

guerra ao início dos anos de 1980. Movimento de reconceituação na América Latina e no Brasil.

Modernização do serviço social brasileiro: as propostas de Araxá e Teresópolis. Expressões da

questão social, demandas e respostas profissionais da época.


OBJETIVO GERAL

Construir junto ao acadêmico a compreensão sobre os processos sócio históricos que ocorreram entre os anos de 1930 a 1950 e o comportamento do Serviço Social no seu desenvolvimento teórico-metodológico. Além do processo e as interfaces do Movimento de Reconceituação na América Latina e no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar ao aluno condições para a compreensão da trajetória histórica da profissão nos contextos brasileiro e latino-americano; - Oferecer ao aluno elementos para a compreensão das diferentes propostas teórico-metodológicas do Serviço Social entre os anos de 1930 a 1950, bem como a trajetória do pós-guerra ao início da década de 1980; - Analisar coletivamente o processo de organização política da categoria profissional dos assistentes sociais correlacionando-a com os acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira da época;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

? O debate sobre a institucionalização do serviço social no Brasil entre os anos de 1930 a 1950;
? Serviço Social e Ditadura Militar;
• Influências do Pós-Guerra na sociedade Brasileira;
• O Período Militar e as características do golpe de 1964;
• O Serviço Social no contexto da Ditadura Militar 1964-1985;

20

2

• Movimento de Reconceituação na América Latina e Brasil;
• Expansão da profissão e ideologia Desenvolvimentista;
• A proposta das comunidades;
• A Reconceituação na América Latina e a crítica do Serviço Social Norte Americano;
• A compreensão da realidade latino-americana como suporte para o surgimento do Movimento de Reconceituação;
• Araxá e Teresópolis.

26

3

• A perspectiva marxista e as construções teórico-metodológicas do Serviço Social.

20

4

Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte atividade complementar - Prática Extraclasse.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


Estratégias:AEX, ARM, ET, SE, TG, TI, TIG.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professore e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação I – Seminário Temático

1

x

x

x

1.0

A definir

Estudo Dirigido

1

x

x

1.0

A definir

Prova Escrita

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação II – Seminário Temático

2

x

x

1.0

A definir

Prova Escrita

3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Filme/Documentário e análise crítica

3

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento et al. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social (contemporâneo). Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028852.

2

IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico - metodológica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 400 p. ISBN 978-85-249-1706-6.

3

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 165 p. ISBN 9788524903519


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BATISTONI, Maria Rosângela. O Movimento de Reconceituação no Brasil: O Projeto Profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980). Revista Em Pauta. Rio de Janeiro: UERJ, 2017

2

DURIGUETTO, Maria L.; REZENDE, Juliano Z. Movimentos Sociais e Serviço Social: a virada de 1979. In: Revista Temporalis, Ano 19, no 38, p. 11-23, jul/dez, 2019.

3

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 13a ed. São Paulo: Cortez Editora, p. 127-275, 2009.

4

PADRÓS, Enrique Serra. América Latina: Ditaduras, segurança nacional e terror de Estado. História & Lutas de classes. N. 4. 2017. América Latina Contemporânea.

5

YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos e as Tendências Contemporâneas no Serviço Social. GUERRA, Yolanda et al. (Orgs.). Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica, Campinas: Papel Social, p. 47-84, 2018.

6

WEBNÁRIO, Fundamentos e Serviço Social: elementos para (re) pensar o trabalho da/o assistente social. YAZBEK, Maria Carmelita. Florianópolis: Youtube DSS/UFSC, 11 dez/2020. (Disponível em: https://www.youtube.com/watch@p0v=7CBLU7sFj48)

7

Documentário: Serviço Social, Memórias e Resistências Contra a Ditadura. CFESS, setembro, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch@p1v=7lPG63P8CWQ

8

Documentário: O Dia que Durou 21 Anos. TAVARES, Camilo, Pequi Filmes, março, 2013. Disponível: https://www.youtube.com/watch@p2v=4ajnWz4d1P4

9

Documentário: Tempos de Resistência. Direção: André Ristum, Sombumbo Filmes. Brasil. Ano: 2005. Disponível: https://www.youtube.com/watch@p3v=Ar6700Cwa2c

10

Documentário: Condor. Direção: Roberto Mader, Taba Filmes/ Focus Filmes. Brasil. 2007. Disponível: https://www.youtube.com/watch@p4v=9aMfxBlx5Hw

obs: As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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