PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Instrumentos Técnicos e Operativos do Serviço Social II |
0-19432 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativos. Relação entre os aspectos teórico-metodológicos e o instrumental técnico-operativo. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Metodologia de intervenção: abordagens individuais e coletivas da ação profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativo do serviço social. Perspectivas teórico-metodológicas na construção dos instrumentos de intervenção. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Atribuição e Competência Profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Subsidiar os acadêmicos a reflexão sobre as concepções e aspectos éticos-políticos do instrumental técnico-operativo; - Propiciar aos acadêmicos elementos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do Serviço Social para intervenção profissional; - Refletir sobre a atualidade do instrumental técnico da profissão diante das atuais demandas sócio ocupacionais; - Promover a reflexão sobre a habilidade técnica, atitudes e instrumentos que subsidiam a operacionalização do processo de trabalho do Assistente Social. - Desenvolver um olhar crítico sobre a totalidade, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Proporcionar aos acadêmicos de S.S. momentos de integração, através de atividades em equipe, como forma de aproximação da relação entre teoria e prática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I - Serviço Social e a Instrumentalidade |
30 |
2 |
Unidade II - Intervenção e Instrumentos Técnicos-Operativos |
36 |
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TOTAL DE HORAS |
66 h |
- Roda de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018,, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Roda de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018,, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
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HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade. |
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ATITUDES |
Participação, assiduidade, cumprimento dos prazos, pontualidade, respeito, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, postura ética, pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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OUTRAS |
- A nota para aprovação do acadêmico/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alteração, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. -Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - O/a estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Avaliação Integrativa acontecerá na modalidade definido em reunião de colegiado. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
2.0 |
A definir |
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Atividade Coletiva |
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|
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|
2.0 |
A definir |
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Prova I |
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2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova II |
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3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Atividade Individual |
|
|
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|
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524924347. |
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2 |
SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKY, Sheila; GUERRA, Yolanda (org.). A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 205 p. ISBN 978-85-249-2522-1. |
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3 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 208 p. ISBN 852490667-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de; ALENCAR, Mônica Maria Torres de. Serviço social, trabalho e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2011 ISBN 9788502145894. |
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2 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
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3 |
CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1993. 309 p. (Biblioteca Da Educação) 48 ISBN 85-249-0138-1 |
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4 |
FREIRE, Lúcia M. de B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 328 p. ISBN 978-85-249-1663-2. |
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5 |
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: Um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo Serviço Social. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. 198 p. ISBN 9788524905667 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |