Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social Trabalho e Profissão - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Vanuza Brunetta


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social Trabalho e Profissão

0-19433

4

80


EMENTA

A compreensão do trabalho como fundamento ontológico e teleológico na perspectiva marxiana. As

Configurações do trabalho na atualidade. O serviço social como especialização do trabalho coletivo

partícipe dos processos de trabalho. Os elementos constitutivos do processo de trabalho e o

trabalho do assistente social na contemporaneidade.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos estudantes conhecimento acerca da contextualização histórica referente a categoria trabalho na perspectiva marxiana, trazendo o entendimento sobre os processos de trabalho nesse período, construindo uma visão dialética com a atuação do profissional de Serviço Social no exercício da profissão, desenvolvendo sua maturidade acadêmica e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar conhecimento sobre a categoria trabalho, contribuindo para que os alunos possam discernir sobre esse processo na história, realizando neste ensaio um parâmetro aos dias atuais. - Promover a reflexão e senso crítico referente a categoria trabalho, de forma a contextualizar o domínio capitalista em seu desenvolvimento para o direcionamento de ordem na vida do indivíduo social. - Aprofundar o conhecimento sobre a leitura do exercício profissional do Serviço Social, apreendendo suas características nas múltiplas determinações e relações em que se constitui, no qual sua formação está voltada em princípios éticos que norteiam as suas competências e habilidades necessárias à sua operacionalização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Contextualização da categoria trabalho e (re)produção das relações sociais na teoria de Marx;
- Contextualização sobre a sociabilidade capitalista,
questão social e Serviço Social.
- - Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional: perspectivas da atuação profissional.

16

2

- As metamorfoses no mundo do trabalho;
-Trabalho e indivíduo social no processo capitalista de produção.

10

3

A prática profissional do assistente social
- O conhecimento critico na reconstrução das demandas profissionais contemporâneas.
- O lugar da prática profissional no contexto das lutas dos assistentes sociais no Brasil.
- Sentido e direcionamento da ação profissional: projeto ético-politico em serviço social

20

4

Serviço Social na Contemporaneidade
- Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes.
- Demandas e respostas da categoria profissional aos projetos societários
- Serviço Social: trabalho e profissão na trama do capitalismo contemporâneo
- Trabalho e Serviço Social
- Trabalho: categoria em crise@p0

20

5

Atividade Prática Extraclasse: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; Domínio das normas da ABNT.

HABILIDADES

Expressar-se em público; Trabalhar em grupo; Organização e apresentação das atividades com criatividade;

ATITUDES

Postura ética; Criatividade; Responsabilidade; Pontualidade; comprometimento; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula;

OUTRAS

Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, Cooperação com os colegas e professora; respeito pelas regras conjuntamente estabelecidas no contrato pedagógico. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3, 4

2.0

A definir

Trabalho Individual

1, 2, 3, 4

1.0

A definir

Avaliação Individual I

1, 2, 3

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação Individual II

4

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Grupo

3,4

1.0

A definir

Seminário

1,2,3,4

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho@p1: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788524924439.

2

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9.

3

RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria (org.). A nova morfologia do trabalho no serviço social. São Paulo: Cortez, 2018. 341 p. ISBN 978-85-249-2621-1.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486.

2

FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289.

3

FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289.

4

SILVA, Daniela Quadros da et al. Processo de trabalho em serviço social. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595027879.

5

SOUZA, Edvânia Â. de; SILVA, Maria Liduina de Oliveira e (org.). Trabalho, questão social e serviço social: a autofagia do capital. São Paulo: Cortez, 2019. 253 p. ISBN 978-85-249-2758-4.

obs:

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