Uniplac - Graduação - Serviço Social - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Juliana Gargioni de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19434

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação profissional do aluno do curso de Serviço Social, por meio do aprimoramento de sua capacidade crítica-propositiva na realidade sócio institucional, habilitando-o para um processo de trabalho competente, criativo, crítico e comprometido com os princípios democráticos numa sociedade em transformação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o processo de intervenção do Serviço Social nos processos organizacionais, a partir dos indicadores de situação da ação profissional e seus resultados; - Conhecer o terceiro setor, parcerias e terceirização nos processos de atenção social no plano público e privado; - Analisar as instituições e as relações público e privado na formação sócio histórica do Brasil; - Identificar de forma crítica a intervenção do Serviço Social nos processos institucionais – espaços públicos, privados e terceiro setor, comprometida como cumprimento dos princípios da profissão; - Destacar o terceiro setor como produto das transformações ocorridas na sociedade a partir da crise e reestruturação do capital no final do século XX e como estratégia neoliberal para a reforma do Estado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I: Intervenção do Serviço Social nos processos organizacionais

24

2

UNIDADE II: Diagnóstico Institucional: indicadores da ação profissional e seus resultados.

16

3

UNIDADE III: Terceiro setor, Parcerias e terceirização nos processos de atenção social no plano público e privado

26

 

TOTAL DE HORAS

66 h

Atividade Prática Extraclasse, conforme o art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - A/o estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Atividade Coletiva

2.0

A definir

Prova I

2.0

A definir

x

A definir

Prova II

2.0

A definir

x

A definir

Atividade Individual

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009. 322 p. ISBN 978-85-87918-76-5.

2

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 493p. ISBN 9788524913457.

3

MONTAÑO, CARLOS. TERCEIRO SETOR E QUESTÃO SOCIAL : CRÍTICA AO PADRÃO EMERGENTE DE INTERVENÇÃO SOCIAL. CORTEZ & MORAES 2002


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALENCAR, Mônica. O trabalho do assistente social nas organizações privadas não lucrativas. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. p. 1-14

2

BARBOSA, Mário da Costa. A práxis do Serviço Social nas instituições. IN: Serviço Social e Sociedade. N. 34, dez. 1990, p. 5-20.

3

LIMA, Maria José de Oliveira. Serviço Social na empresa. Revista Katalysis, V.8, N. 2. Florianópolis, julho/dezembro, 2005, p. 235-246.

4

MENEGASSO, Maria Ester. Organizações e Serviço Social. Revista Katalysis, V. 5, N. 2. Florianópolis, julho/dezembro, 2002, p. 103-106.

5

VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2019. 560 p.

obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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