Uniplac - Graduação - Administração - Comportamento Organizacional - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Dejenane de Souza Monteiro, Lilia Aparecida Kanan

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Comportamento Organizacional

0-19158

4

80

 

EMENTA

Variáveis que afetam o comportamento organizacional. Novos modelos do design do trabalho. Papel e desafios do gestor. Modelos de colaboração e estilos de gestão. Aprendizagem organizacional e e-learning. Cultura de excelência e liderança. Tomada de decisão em administração. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Criatividade e inovação. Contexto social do trabalho: grupos e equipes de alto desempenho; comunicação; conflitos e negociações; inclusão no e pelo trabalho.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver os alunos na concepção dos fatores que estão associados ao comportamento humanos nas organizações, para proposições de soluções com foco em um ambiente organizacional voltado para pessoas e resultados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Caracterizar o trabalho identificando seus componentes em relação à dimensão humana; • Identificar as dinâmicas organizacionais considerando o comportamento do trabalhador em relação ao trabalho, no que diz respeito às mudanças organizacionais e novos modelos do design do trabalho; • Identificar os componentes da cultura e clima organizacional; • Conhecer as características individuais e das equipes no que concerne à personalidade e aos comportamentos; • Identificar aspectos motivacionais relacionados à satisfação, engajamento e desempenho profissional; • Descrever as principais teorias da liderança estabelecendo relação com 'poder' e 'controle'. Discutir os aspectos da liderança, considerando as perspectivas emergentes da liderança nos processos de tomada de decisão e contingências das Tecnologias da informação e comunicação (TICs); • Identificar como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade no ambiente de trabalho; • Identificar os fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho, através da compreensão dos fenômenos ocorridos no contexto organizacional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Dinâmica da Organizações 1.1 Contextualização das teorias organizacionais clássicas e contemporâneas 1.2 Personalidade e comportamento organizacional 1.3 Comprometimento e engajamento como componente de motivação
1.4 Atitudes face ao trabalho e à organização 1.5 Cultura e Clima Organizacional 1.6 Novos modelos do design do trabalho

22

2

2 Grupos nas organizações, dinâmicas e resultados
2.1 Equipes de alta performance
2.2 Autoliderança
2.3 Comportamento criativo, inovador e empreendedor
2.4 Comunicação
2.5 Diversidade nas organizações
2.6 A interação das gerações no ambiente organizacional

20

3

3 Liderança nas organizações 3.1 Características da Liderança nas organizações 3.2 Processos de tomada de decisão, TICs e liderança
3.3 Feedback 3.4 Gestão de conflitos

22

4

4 Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho e bem-estar no trabalho
4.1Organizações saudáveis e não saudáveis
4.2 Fenômenos psicossociais no contexto organizacional
4.3 Princípios éticos, valores e moral associados aos fenômenos psicossociais nas organizações
4.4 Variáveis psicossociais de risco e de proteção associados ao trabalho

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:AEX/ARM/TG/TI/ED AEX/ARM/TG/TI/ED

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3 e 4

x

x

x

2

13/06/2024

 

 

Avaliação 1

1

x

x

 

2

18/04/2024

x

25/04/2024

Avaliação 2

2 e 3

x

x

x

2

23/05/2024

x

30/05/2024

Avaliação 3

4

x

x

x

2

20/06/2023

x

27/06/2024

Avaliação 4

1,2,3 e 4

x

x

x

2

02/07/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 479 p. ISBN 978-85-430-0448-8.

2

ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246.

3

GRIFFIN, Ricky W; MOORHEAD, Gregory. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522120970.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4.ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015. Número de chamada: 658.0019 B493p

2

DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant (org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2014. Número de chamada: 658.3 G393

3

APPEL, Zélia Malinverni; PUCCI, Viviane Rodrigues; KANAN, Lilia Aparecida. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional. Lages: Ed. do Autor, 2004. 209 p.

4

MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. Porto Alegre: AMGH, 2013.

5

 PEREZ, Francisco Conejero; COBRA, Marcos. Cultura organizacional e gestão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática