Uniplac - Graduação - Administração - Introdução a Inovação e Empreendedorismo - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução a Inovação e Empreendedorismo

0-19161

2

40


EMENTA

Conceito, origens e características do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Criatividade e inovação. A visão e identificação da oportunidade e como transformá-la em negócios. Prototipação e validação da ideia de negócios.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os conceitos centrais que envolvem o empreendedorismo, instigando os alunos a apresentarem um “Pitch” contendo a ideia de um modelo de negócios que seja viável, sustentável e escalável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo tanto teóricos como práticos. - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro. - Discutir aspectos presentes na literatura que determinam o sucesso dos empreendedores e confrontar com as práticas. - Apresentar e discutir os diferentes tipos de empreendedorismo. - Estimular o desenvolvimento e testagem de um produto a partir de uma ideia inovadora.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Por que estudar Empreendedorismo
1.2 Contextualização: origens e análise histórica do empreendedorismo.
1.3 Importância do Empreendedorismo para a sociedade.
1.4 Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.

04

2

2.1. Características do Empreendedor.
2.2 Tipos de empreendedorismo.
2.3 Capacidade de identificação de oportunidades e antecipação às mudanças.
2.4 Empreendedores de sucesso em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.
2.5 Principais tendências e oportunidades de negócios.

06

3

3.1 Criatividade e Inovação.
3.2 A importância da criatividade para o sucesso do negócio.
3.3 O empresário criativo e suas habilidades: iniciativa e intuição.
3.4 Barreiras à criatividade nas empresas.
3.5 Inovação e empreendedorismo.
3.6 Fases do processo de inovação tecnológica.
3.7 A inovação no Brasil.
3.8 Desenvolvimento de Startups.

08

4

4.1 Identificando Oportunidades de Negócios.
4.2 Diferenciando ideias e oportunidades.
4.3 Fonte de novas ideias.
4.4 Avaliação das oportunidades.
4.5 Geração de ideias de novos negócios (Brainstorm).



10

5

5.1 Prototipação e Validação.
5.2 Design Thinking.
5.2 Justificativa da proposta (que problema resolve@p1).
5.3 Objetivos.
5.4 Potencial de Mercado.

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX, ED, DG, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados.

HABILIDADES

Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão.

ATITUDES

Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados.

OUTRAS

Serão realizados trabalhos e Leituras de Livros como forma de ampliar a capacidade de aprendizagem dos alunos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação

1 e 2

x

x

x

3.0

08/04/2024

x

22/04/2024

2ª Avaliação

3,4,5

x

x

x

3.0

10/06/2024

x

24/06/2024

3ª Avaliação Trabalho

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

10/06/2024

4ª Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

28/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2.ed.rev.e atual. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 292 p. ISBN 853521500x

2

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, Editora Campus, 2003. 183 p. ISBN 8535212620

3

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605189.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHÉR, Rogério. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier, Editora Campus, 2008. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 228 p. ISBN 9788535229714

2

STRASSER, Andréia Teresinha Borges; TURRA, Neide Catarina; YAMAGUSHI, Cristina Keiko. Empreendedorismo: trajetória de transformação e inovação. Lages: LS Agência de Serviços e Negócios, 2015. 292 p. ISBN 99788569556015.

3

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028089.

4

VELHO, Adriana Galli; GIACOMELLI, Giancarlo. Empreendedorismo. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595022492.

5

NUNES, Camila de Liz. Empreendedorismo e inovação nos ambientes das micro e pequenas empresas da Serra Catarinense. Lages, 2022. 123 p. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2022.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática