PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Atletismo | 0-19229 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos do Atletismo. Provas de Pista, Campo e Rua. Regras. |
OBJETIVO GERAL |
Contribuir para a formação de futuros profissionais qualificados e capazes de intervir por meio de conhecimentos teórico-práticos, acadêmica e profissionalmente no ensino do atletismo, compreendendo a modalidade como desporto, expressão do movimento humano, atividade motora em suas possibilidades de trabalho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer a história do atletismo através dos tempos no contexto social. - Conhecer e aplicar os conceitos básicos do atletismo, facilitando o processo ensino aprendizagem. - Aprender os fundamentos Técnicos/Táticos do atletismo para que possam aplicar profissionalmente com qualidade, contribuindo na expansão do Atletismo. - Demonstrar a relação do Atletismo com as diversas modalidades esportivas e métodos de treinamento e desenvolvimento das capacidades atléticas. - Vivenciar as provas de pista e campo e rua para que os futuros profissionais de Educação Física, possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos na Universidade - Conhecer as provas de pista e de campo e rua para que possam aplicar as regras na organização de eventos de atletismo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1.História do Atletismo e seu contexto social. | 4 |
2 | 2. Conceitos do Atletismo – Da iniciação ao rendimento: | 16 |
3 | 3. Métodos e equipamentos para treinamento: | 4 |
4 | 4. Fundamentos Técnicos e Táticos do Atletismo: | 40 |
5 | 5. Vivencia e conhecimento das provas de campo e de rua: | 8 |
6 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação em Organização e Arbitragem em eventos de atletismo de Lages e Região. | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Para o desenvolvimento dos temas da disciplina utilizar-se-á algumas estratégias didáticas como: aula expositiva, dinâmicas de grupo, seminários, estudo dirigido, exercícios de fixação, acompanhamento de eventos esportivos diversos e/ou situações de prática de ensino do Atletismo, mostras de painéis, vídeos, encenações, oficinas, debate sobre recursos pedagógicos sobre o Atletismo ;aulas práticas, entre outras. Essas estratégias serão utilizadas de acordo com a necessidade da disciplina e do tema a ser trabalhado. Os recursos materiais específicos do atletismo, estrutura físicas e seus acessórios como: bloco de partida, sarrafo, colchão, suporte de sarrafo, peso, dardo, disco, barreiras serão utilizados segundo as conveniências e disponibilidades do momento . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio e compreensão dos métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica, bem como no desenvolvimento de atletas de rendimento. | ||||||||
HABILIDADES | Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos pertinentes ao atletismo. Identificar e vivenciar os fundamentos do atletismo, sua relação com o desenvolvimento humano e suas aplicabilidades práticas. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. | ||||||||
ATITUDES | Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. | ||||||||
OUTRAS | Servirão de elementos avaliativos: - Avaliação contínua das atividades desenvolvidas no decorrer do semestre; - Avaliações teóricas e práticas; - Assiduidade nas aulas da disciplina; - Análise de textos, relatórios de pesquisa; Serão avaliados também desde o primeiro encontro o desenvolvimento/desempenho em atividades, tais como: participação em debates, discussão/interpretação das leituras sugeridas, e atividades práticas relacionadas ao atletismo. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 01 – Prova Teórica I | 1 e 2 | x | x | x | 1.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 02 – Trabalho Prático I | 1, 2 e 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 03 - Prova Teórica II | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 4 - Trabalho em grupo | Todas | x | x | x | 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | MATTHIESEN, Sara Quenzer; RANGEL, Irene Conceição. Atletismo: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Número de chamada: 796.42 M436a |
2 | MATTHIESEN, Sara Quenzer. Fundamentos de educação física no ensino superior: atletismo: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online |
3 | MATTHIESEN, Sara Quenzer. Fundamentos de educação física no ensino superior: atletismo: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | FERNANDES, José Luís. Atletismo: lançamentos (e arremessos). São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2003. Número de chamada: 796.43 F345a |
2 | FERNANDES, José Luís. Atletismo: os saltos. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2003. Número de chamada: 796.43 F363a |
3 | LOHMANN, Liliana Adiers. Atletismo: manual técnico para estudantes. Rio de Janeiro: Sprint, 2011. Número de chamada: 796.021 L833a |
4 | MACHADO, Alexandre F. Corrida: bases científicas do treinamento. São Paulo: Icone, 2011. Número de chamada: 796.42 M149c |
5 | MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2.ed.rev. e atual. Várzea Paulista: Fontoura, 2012. Número de chamada: 796.021 A881 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |