Uniplac - Graduação - Educação Física - Educação Física Adaptada - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Física Adaptada

0-19234

2

40

 

EMENTA

Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais.

 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnicos-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida;
- Conhecer conceitos básicos, objetivos e os contextos da Educação Física Adaptada;
- Reconhecer os recursos materiais, humanos e pedagógicos existentes no contexto da Educação Física Adaptada;
- Reconhecer as causas e as características básicas associadas às deficiências física, intelectual, auditiva visual e múltipla;
- Reconhecer os equipamentos e os espaços físicos implementados no âmbito do ensino especial e do ensino inclusivo;
- Programar atividades físicas esportivas, recreativas e educacionais para pessoas com deficiências.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada.

06

2

Recursos materiais, humanos e pedagógicos.

08

3

Causas e as características básicas da DF, DI, DA e DV.

06

4

Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias.

06

5

Processos inclusivos no contexto da Educação Física.

08

6

Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas.

 

06

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse

 

Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com  o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01

1,4,6, 7

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 02 – Trabalho Teórico- Prático e grupos

4

x

x

x

2.0

A definir

X

A definir

Avalição 03-Trabalho teórico-prático em grupos

1,2,3,4,5,6, 7

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 04 – PROVA INDIVIDUAL

 

1,2,3,4,5,6, 7

x

x

x

2.0

A definir

X

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online.

2

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online.

 

3

CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online.

 

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011. Número de chamada: 796.0456 A658d

 

2

GREGUOL, Márcia; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2013.

 

3

MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420.

 

4

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. 

 

5

 VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola . Appris, 2019.

 

obs:

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática