PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Mara Shirley Rossi |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
História da Educação Física | 0-19231 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
História e concepções da Educação Física e dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Relacionar os conteúdos históricos da Educação Física e dos Esportes com os fatos ou tendências da atualidade, com vistas a legitimidade de sua relevância social, identificação profissional e superação dos desafios da área. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer e contextualizar sobre as transformações ocorridas na Educação Física e nos esportes desde a pré-história até o momento atual; 2. Caracterizar e diferenciar as concepções presentes na história da Educação Física e esportes no Oriente e Ocidente; 3. Reconhecer e relacionar e reconhecer as características da Educação Física e dos esportes no Brasil em seus diversos períodos; 5. Apresentar domínio dos conceitos e categorias relacionadas à história da Educação Física e dos esportes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | UNIDADE I – História e Conceito da Educação Física e Esportes. | 15 |
2 | UNIDADE II – Tendências da Educação Física no Brasil: | 25 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada; discussão em grupo; seminários; pesquisas; análise de filmes; dramatizações; leitura de textos; curiosidades históricas, olímpicas e esportivas; linha do tempo; avaliações (provas e apresentações de trabalhos); seminários. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos dos fatos históricos, esportivos e olímpicos; contextualização de acontecimentos da atualidade; argumentação. | ||||||||
HABILIDADES | Contextualizar aspectos históricos da Educação Física; Reconhecer os diversos períodos da história; Identificar as diferentes tendências da Educação Física; Estabelecer sínteses das bibliografias disponibilizadas para a disciplina. | ||||||||
ATITUDES | Participação efetiva; comprometimento com as atividades da disciplina; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. | ||||||||
OUTRAS | Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno no carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de aprovação a frequência deverá ser igual ou superior a 75%. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | I e II | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Linha do Tempo | I | x | x | x | 1.5 | 29/02/2024 |
|
| |
Prova Teórica | I, II | x | x | x | 3.0 | 27/06/2024 | x | 04/07/2024 | |
Seminário (socialização de leituras) | I, II | x | x | x | 2.0 | 09/05/2024 | x | 16/05/2024 | |
Dramatizações | I, II | x | x | x | 1.5 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí: Unijuí, 2019. 1 recurso online. |
2 | CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2013. Número de chamada: 796.0981 C348e |
3 | MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo ... e 'mente': novas contradições e desafios do século XXI. 26.ed. São Paulo: Papirus, 2011. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BARBANTI, Valdir J. Dicionário de educação física e esporte. 3. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso Online. |
2 | CANO, Márcio Rogério de Oliveira; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online. |
3 | OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2011. Número de chamada: 796 O48q |
4 | SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 5.ed.rev. São Paulo: Autores Associados, 2012. Número de chamada: 796.0981 S676e |
5 | VALENTINA, Della; NATALI, Eduardo. Fundamentos históricos da educação física e do esporte. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |