PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Introdução à Educação Física | 0-19232 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar o componente curricular/profissão Educação Física, aproximando os (as) acadêmicos (as), aos campos de atuação do professor/ profissional de Educação Física. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Analisar diferentes conceitos e concepções de Educação Física relacionando-os à função social do exercício profissional; - Conhecer o código de ética dos profissionais de Educação Física; - Evidenciar as diferentes funções e atribuições dos professores/profissionais de Educação Física - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. O que é Educação Física | 16 |
2 | 2. Código de ética do profissional de Educação Física | 10 |
3 | 3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos: fichamento. | 04 |
4 | 4. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Estudo dirigido; - Trabalho individual; - Saída a campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | - Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do fichamento. | ||||||||
HABILIDADES | - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. | ||||||||
ATITUDES | - Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. | ||||||||
OUTRAS | Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
01 – Avaliação Integrativa³ | todas | x | x | x | 2.0 | 25/06/2024 |
|
| |
02 - Produção de texto (conceitos) | 1 | x | x | x | 2.0 | 28/03/2024 | x | 02/04/2024 | |
03 – Prova escrita | 2 | x | x | x | 2.0 | 25/04/2024 |
|
| |
04 - Elaboração do fichamento | 3 | x | x | x | 2.0 | 15/05/2024 | x | 29/05/2024 | |
05 – Seminário (saída a campo) | 4 | x | x | x | 2.0 | 18/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | LOZADA, Cristiano; FREITAS, Tracy. Introdução à profissão: educação física. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. |
2 | OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2011. Número de chamada: 796 O48q |
3 | SANTOS, Ana Paula Maurilia dos et al. Legislação e ética profissional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BARBANTI, Valdir J. Dicionário de educação física e esporte. 3. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. |
2 | DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Número de chamada: 796.083 E21 |
3 | DUTRA, Joel Souza. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. |
4 | FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994. Número de chamada: 796.14 F866e |
5 | VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. 1 recurso online. |
obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca por meio físico ou virtual), para oferecer maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas. |
Para a atenticação do plano de ensino |