Uniplac - Graduação - Educação Física - Psicologia do Esporte e do Exercício Físico - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Cristina Sutil

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia do Esporte e do Exercício Físico

0-19233

2

40

 

EMENTA

Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos.

 

OBJETIVO GERAL

Apresentar uma visão geral da Psicologia do esporte e do Exercício físico para se identifique as funções e campos de atuação do especialista e do profissional/professor da Educação Física em ambiente esportivo e/ou educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício físico; Relacionar aspectos comportamentais e cognitivos nas atividades físicas e esportivas em diferentes populações de diferentes faixas etárias; Compreender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos seus praticantes; Pesquisar conhecimentos científicos e contribuições relacionados à Psicologia do Esporte e no Exercício físico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I:
Definição de Psicologia do Esporte e do Exercício.
1.1Histórico;
1.2 Objetivo da Psicologia do Esporte;
1.3 Áreas de Atuação e Pesquisa na Psicologia do Esporte;

20

2

UNIDADE II:
Aspectos comportamentais:
2.1 Motivação, emoção; estresse, overtraining e burnout, Agressividade
2.2 Processos de grupo: Coesão, Liderança, Comunicação
2.3 Aspectos cognitivos: Percepção, Atenção e Concentração e Tomada de decisão

10

3

UNIDADE III
Exercício e bem-estar psicológico
3.1 Psicologia do Esporte infanto juvenil
3.2 - O profissional de Educação Física e as possibilidades de intervenção

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse

 

Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

conhecimentos de conteúdos relacionados a definições, conceitos, objetivos, áreas de atuação da Psicologia do Esporte e do Exercício físico durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, justificativa de ausências nas aulas, participação ativa no desenvolvimento das atividades, uso de Internet, celular e demais dispositivos durante as aulas com exclusividade para pesquisa, postagem na rede social com autorização dos envolvidos para fins didático-pedagógicos e demais eletrônicos durante as aulas para pesquisa, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da Disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no campo esportivo ou educacional. Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. Participação, responsabilidade, colaboração, criatividade nas atividades de extensão e extraclasse.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

prova modelo ENADE

1

 

 

 

2.0

05/03/2024

 

 

trabalho em grupo

2

x

x

x

2.0

09/04/2024

 

 

seminário em grupos

1,2,3

x

x

x

1

14/05/2024

x

21/05/2024

prova modelo ENADE

1,2,3

x

x

x

2.0

25/06/2024

x

02/07/2024

integrativa

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CÁRDENAS, Ramón Núñez. Preparação psicológica no esporte. Editora Appris, 2017.

2

MUJIKA, Iñigo. Polimento e maximização para um ótimo desempenho físico. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520444177.

 

3

ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536319339.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COZAC, João Ricardo Lebert. O Que Está em Jogo Além do Jogo: reflexões clínicas em Psicologia do Esporte. 2022

2

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte. São Paulo: Manole, 2002. Número de chamada: 796.01 S187p

3

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. Barueri: Manole, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788520442494.

4

RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. Número de chamada: 796.01 P974

5

WEINBERG, Robert. S., GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2008

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática